Atualmente, o Município aguarda resultados de 27 amostras enviadas ao Instituto Adolfo Lutz; mais uma profissional de saúde é monitorada por suspeita de Covid-19, totalizando 09.
O Boletim Epidemiológico Municipal publicado na noite desta quarta-feira (25), pela Secretaria Municipal de Saúde de Votuporanga/SP, informa que o município conta com 27 casos notificados como suspeitos de Coronavírus. Em 25/03/2020 às 08:00h o Instituto Adolfo Lutz – São Paulo liberou o laudo de 1 amostra com resultado Não Detectável para Coronavírus e um paciente que estava notificado e sendo acompanhado domiciliar, aguardando resultado de exame, foi hospitalizado hoje, sendo assim o mesmo agora está sendo acompanhado como SRAG. Atualmente, o Município aguarda resultados de 27 amostras enviadas ao Instituto Adolfo Lutz.
Desde a última sexta-feira (20/03), atendendo à determinação expedida pela Resolução da Secretaria de Estado da Saúde (SS 28, de 17 de março de 2020), os exames laboratoriais visando o diagnóstico de Coronavírus passaram a ser realizados somente em pacientes internados graves ou críticos e para os profissionais de saúde com sintomas do Covid-19. Os pacientes assintomáticos, 2 síndrome gripal leve e/ou moderada não realizam exames específicos para Covid-19, porém, estão sendo monitorados.
Sendo assim, de acordo com as novas definições do Ministério da Saúde e Resolução da Secretaria de Estado da Saúde, o Município, até a presente data/hora, apresenta os seguintes dados:
Casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave
- 9 casos, sendo: 2 menores de 1 ano, 01 com idade entre 1 e 4 anos; 01 com idade entre 5 a 9 anos, 1 entre 50 e 59 anos; 3 com idade entre 60 a 69 anos e 1 com mais de 80 anos. No dia 25/03/2020 01 caso recebeu alta hospitalar (5 a 9 anos).
- No momento 3 internados na Unidade de Terapia Intensiva, sendo 02 com ventilação mecânica invasiva e 01 em ar ambiente (masculino mais de 80 anos, feminino 60 a 69 anos e masculino 60 a 69 anos), e três internados em ala (2 casos masculino menor de 1 ano, masculino 1 a 4 anos).
Observação: 04 casos notificados para H1N1, com resultados Não Detectável para H1N1, serão
testados para COVID-19 pelo IAL.
Casos de Profissionais da Saúde, suspeitos de Covid-19
- 09 profissionais de Saúde sendo: 04 mulheres entre 20 e 29 anos, 01 mulher entre 30 a 39 anos,
02 mulheres entre 40 e 49 anos e 02 mulheres de 50 a 59 anos. Pacientes monitoradas em
isolamento domiciliar.
Casos monitorados de Síndrome Respiratória Aguda Não Grave
- 136 casos que estão em monitoramento domiciliar, acompanhados pela equipe
multidisciplinar da Secretaria de Saúde
- No Brasil, atualização do Ministério da Saúde contabiliza 2.433 casos confirmados e 57 mortes por Coronavírus.
- Até o momento não há tratamento específico e nem vacina para infecção pelo novo Coronavírus (Covid-19).
- Município oferece um serviço de informações sobre a população para o telefone gratuito 0800-771-8070, que contém equipe multidisciplinar de saúde para esclarecer dúvidas sobre novos vírus. Além disso, as orientações também podem ser incluídas junto às Unidades de Saúde.
Medidas de Prevenção
– Lavar sempre como mãos com água e sabão e evite levar como mãos ao rosto;
– Use sempre álcool em gel 70% para higienização das mãos e objetos;
– Não compartilhar equipamentos de uso pessoal (toalhas, copos, talheres e travesseiros);
– Caso você faça parte do público alvo da vacina contra a gripe, imunize todos os anos;
– Mantenha hábitos saudáveis, coma bem, coma verduras e frutas e beba bastante água;
– Evitar aglomerações de pessoas e em caso de sintomas gripais evite circulação e mantenha-se em domicílio;
– Manter como medidas de etiqueta ao atirar e espirrar (cobrir a boca e o nariz com antebraço ou lenço descartável).
– Evite abraços, apertos de mão e beijos no rosto.
Mais informações
O aplicativo Coranavírus – O SUS está disponível para celulares com sistema operacional androide no link a seguir do Google Play: e pelo iOS pelo link a seguir na APP Store: