qui, 16 de janeiro de 2025

Coronavírus: Campinas multa 40 motoristas por desobediência e perturbação em carreata contra isolamento social

manifestacao-campinas

Balanço sobre ato ocorrido neste domingo (19) na cidade foi divulgado pela prefeitura nesta segunda-feira (20). Cidade tem 177 casos confirmados do novo coronavírus e oito mortes.

Motoristas que participaram de uma carreata neste domingo (19) contra medidas de isolamento social praticadas em Campinas/SP foram multados. O balanço, divulgado pela prefeitura nesta segunda-feira (20), aponta 40 condutores que receberam a punição. A cidade tem 177 casos confirmados do novo coronavírus e oito mortes.

De acordo com a administração municipal, os motoristas autuados foram todos os que participaram, e a multa aplicada foi por desobediência civil e perturbação do sossego devido ao buzinaço. A fiscalização foi feita por agentes de trânsito.

Em nota, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) informou que acompanhou a carreata das 11h às 16h40.

“Durante a carreata, motoristas foram autuados por ao transitarem, fazerem uso prolongado da buzina, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, no art. 227, II – “Usar buzina prolongada e sucessivamente a qualquer pretexto”. O valor da multa é de R$ 88,38 e perda de 3 pontos”, diz o texto. A Emdec não esclareceu quanto às multas por desobediência.

Os manifestantes se reuniram no domingo em frente à Praça Arautos da Paz e circularam pela região do Taquaral e região central da cidade. Motoristas e motociclistas exibiram bandeiras do Brasil e havia cartazes pedindo intervenção militar.

O ato seguiu até a altura da Escola de Cadetes do Exército (EsPCEx), onde alguns participantes do protesto se reuniram do lado de fora dos veículos, formando aglomerações.

A quarentena em todo o estado de São Paulo como medida para tentar conter o avanço da Covid-19 segue até o dia 10 de maio, conforme última prorrogação divulgada pelo governador João Doria.

FONTE: Informações | g1.globo.com