seg, 27 de janeiro de 2025

Coordenadora da UNIFEV lança livro sobre letramento crítico

Obra escrita pela Profa. Dra. Nínive Pignatari está disponível pela editora Dialética; estudo analisa os contextos da educação presencial e on-line

A coordenadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da UNIFEV, Profa. Dra. Nínive Guimarães Pignatari, publicou, recentemente, o livro Letramento crítico na universidade: uma proposta para o desenho de ambientes de discussão on-line. A obra já está disponível no site da editora Dialética: https://loja.editoradialetica.com/.

De acordo com a autora, a obra destina-se a educadores interessados em promover o letramento crítico nos contextos da educação presencial e on-line. “A publicação, resultado da minha tese de doutorado, investiga como esse tipo de letramento pode ser propiciado por meio de atividades de argumentação desenvolvidas em ambientes de discussão”, explicou.

Nínive é doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP), possui mestrado em Teoria da Literatura pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) “Júlio de Mesquita Filho”. Atua como docente nos cursos de graduação e pós-graduação da UNIFEV. Atualmente, coordena o NTE e o Sistema de Ensino Unifev (SEU), composto por materiais didáticos e paradidáticos para Educação Infantil. Também é autora do livro Como escrever textos dissertativos.

RESUMO DA OBRA

Situado no campo da linguística aplicada, o livro revisa posições teóricas sobre o letramento crítico; argumentação e colaboração em contexto escolar e apresenta subsídios para o desenvolvimento de competências relacionadas ao letramento crítico na Educação Superior. A autora investiga as conversas em chat trocadas entre alunos de um curso de Direito, matriculados em um projeto de extensão. A argumentação, nesse contexto, foi desencadeada a partir da leitura de textos multimodais e de questões disparadoras estrategicamente elaboradas pela pesquisadora. As análises indicaram que o estímulo dado por textos e perguntas produziu argumentação e colaboração entre os participantes, fatores que contribuíram para o desenvolvimento do letramento crítico em ambiente on-line.

Compartilhe!