Consumo de água teve aumento de 5% na última semana e cidade já vive racionamento há 15 dias.
Com um aumento de 5% da média no consumo de água na última semana, o Semae está em alerta vermelho no abastecimento em São José do Rio Preto/SP. A cidade já vive um racionamento de água há 15 dias.
De acordo com o Semae, atualmente, estão sendo consumidos 280 litros de água por pessoa/dia, sendo que a média é de 250 litros. A autarquia estuda a possibilidade de ampliar o horário de interrupção do fornecimento de água para os bairros abastecidos pela Estação de Tratamento de Água – ETA Palácio das Águas, que atualmente é das 13h às 20h.
“Registramos na última semana o aumento de 5% e isso supera o consumo de água antes do racionamento. Antes eram 250 litros e agora chegou a 280 nessa semana, com picos de até 400 litros. A redução do nível da represa impacta a nossa captação”, afirma Carlos Fossa, chefe de captação de água do Semae.
Com o início do racionamento de água, a redução de consumo foi de 18%. Mas na última semana foi registrado um grande aumento. O consumo está 5% acima da média registrada antes do racionamento.
Nos sistemas que não entraram no racionamento, o aumento é de 2% em relação ao período anterior ao do racionamento.
Atualmente, a Represa, no lago 1, está 6 centímetros abaixo do vertedouro. O lago 3 está 4 centímetros acima do vertedouro. Segundo o Semae, mesmo com a redução da captação de água da represa de 450 litros/s para 300 litros/s, o nível do lago 1 baixou um centímetro.
FONTE: Informações | g1.globo.com