Grupo formado por pacientes, familiares e colaboradores tem sido fundamental na evolução do atendimento das 3 esferas de atendimento de saúde municipal, sendo: Atenção Primária, Especializada e Hospitalar
Na última quinta-feira (20/03), o Conselho Consultivo de Pacientes e Familiares (CCPF) realizou sua última reunião antes da renovação de seus membros. O encontro marcou o fim de um ciclo de dois anos, no qual o grupo desempenhou um papel essencial na melhoria contínua da experiência dos pacientes das unidades gerenciadas pela OSS Santa Casa de Votuporanga (AME Votuporanga, Núcleo de Atenção à Saúde e Hospital). Em junho, um novo ciclo será iniciado, com novos integrantes assumindo a missão de representar as necessidades dos usuários dos serviços de saúde.
O Conselho Consultivo de Pacientes e Familiares é composto por integrantes voluntários (pacientes, familiares e cuidadores), que, em parceria com os profissionais da instituição, discutem melhorias nos serviços, sugerem mudanças e compartilham experiências. O objetivo é dar voz ao paciente para melhorar a experiência do cuidado na Atenção Primária, atendimento Ambulatorial e Hospitalar, e garantir um atendimento mais humanizado e eficiente, proporcionando um espaço onde a percepção do paciente tem impacto direto nas decisões da gestão institucional.
Leandro Aparecido Vissani, 47 anos, compartilhou sua experiência transformadora ao participar do Conselho. “Foi uma experiência extraordinária poder contribuir com ideias e projetos para melhorar o atendimento ao paciente. Sempre acreditei que ouvir quem vivencia o atendimento é fundamental para identificar áreas que precisam de aprimoramento”, relatou. Leandro também destacou o aprendizado adquirido ao conhecer o funcionamento interno do AME e da Santa Casa. “Fiquei impressionado com a dinâmica e o excelente trabalho realizado pelos gestores e profissionais da saúde”, afirmou.
Renata Andréa Gonçalves Torralvo, 53 anos, que foi indicada para o Conselho devido à sua participação ativa na comunidade, também compartilhou sua visão. “A vivência no Conselho ampliou minha compreensão sobre o sistema de saúde. Levávamos dúvidas e sugestões, e os profissionais sempre nos atenderam com muito respeito e atenção. Foi gratificante perceber o compromisso e o carinho de todos com seus pacientes e com a qualidade do serviço prestado”, contou. Renata destacou-se por seu engajamento em diversas iniciativas sociais, trazendo contribuições valiosas para o grupo.
Marilza Cardi, gestora do AME, reforçou a importância do Conselho Consultivo para a melhoria contínua dos serviços. “O trabalho realizado por todos os membros do Conselho Consultivo tem sido fundamental para que possamos entregar um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente. A contribuição de cada paciente, familiar e colaborador traz um olhar único e essencial para nosso dia a dia, ajudando-nos a identificar oportunidades de melhoria e aprimoramento. Somos gratos pelo empenho de todos e estamos ansiosos para dar continuidade a esse trabalho com os novos membros que assumirão o Conselho em junho”, destacou Marilza.
A renovação do Conselho faz parte de seu funcionamento democrático, permitindo que novas vozes e perspectivas sejam incorporadas ao processo. Com isso, o novo grupo, a ser formado em junho, continuará o trabalho de humanização e aprimoramento dos serviços, mantendo a qualidade no atendimento e a escuta atenta às necessidades dos pacientes.
Com o encerramento deste ciclo, a Santa Casa, o AME Votuporanga e o Núcleo de Atenção à Saúde expressam seus agradecimentos aos membros do Conselho Consultivo por seu compromisso e pelas valiosas contribuições que impactaram diretamente na melhoria da experiência de pacientes e familiares.