Resumo traz alimentos, suplementos e outros itens relacionados à saúde e bem-estar que aparecerão nas lojas.
Todo início de ano, compartilhamos as tendências de alimentação e nutrição veiculadas pelo Whole Foods Market, trazendo uma lista de alimentos, suplementos e outros itens relacionados à saúde e bem-estar que você poderá encontrar com mais frequência nas prateleiras dos supermercados e lojas naturais. Confira o resumo abaixo e fique por dentro das novidades:
1. Agricultura regenerativa
Em um mundo mais preocupado com a sustentabilidade, 2020 será ainda mais intenso em relação às mudanças associadas à produção de alimentos. Os agricultores, produtores e varejistas trarão mais de perto as práticas de manejo da terra e dos animais para melhorar a saúde do solo e reduzir o impacto ambiental e climático.
2. Farinhas diferenciadas
2020 será marcado pela presença de novas farinhas na elaboração de receitas e produtos artesanais. Farinhas de frutas e vegetais mais interessantes nas despensas domésticas, como por exemplo, farinha de couve-flor, banana, beterraba, entre outras.
3. África no seu prato!
Os sabores tradicionais da África Ocidental estarão mais presentes no cardápio. Tomates, cebolas e pimentas malaguetas, amendoim, gengibre e erva-cidreira são ingredientes comuns dessa região.
4. Snacks refrigerados
Os lanches saudáveis e frescos estarão na seção refrigerada dos supermercados. Produtos que, antes eram ricos em conservantes e com ingredientes que não necessitavam ficar dentro da geladeira, agora serão compostos por frutas e legumes frescos, e deverão ficar em temperaturas baixas para conservar. Até barrinhas sairão das prateleiras e serão encontradas no refrigerador.
5. Alimentos plant based
A tendência da alimentação plant based virá ainda mais forte neste ano! A busca por opções a base de alimentos de origem vegetal crescerá, cada vez mais, nos mercados e lojas. As carnes a base de plantas, que teve um crescimento no fim de 2019, será mais comum na seção dos congelados.
6. Açúcares complexos
O açúcar refinado perderá espaço para os xaropes a base de frutas, como frutas de monge, romãs, coco e tâmaras. Será uma forma de adicionar sabores concentrados a receitas de sobremesas, com menor impacto para a saúde.