Entre janeiro e março de 2025, foram registrados 12 acidentes envolvendo postes do sistema elétrico, no município de Fernandópolis (SP), número 50% maior se comparado com o mesmo período do ano passado.
A substituição de um poste e a reconstrução da rede elétrica é um serviço complexo que demanda tempo. E dependendo da gravidade do acidente, os eletricistas também precisam aguardar a realização dos trabalhos da perícia policial para poder então iniciar a obra na rede elétrica.
“A principal orientação de segurança nesse tipo de acidente é que, se cabos forem partidos e vierem ao solo, é importante que as pessoas permaneçam no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento por parte das equipes da concessionária. Com o impacto da batida, os cabos de energia podem se romper e cair no veículo ou no chão”, reforça Guilherme Mafra, gerente de segurança e saúde da Neoenergia Elektro.
Além do risco à segurança, os responsáveis pelos acidentes devem arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária. Os valores ficam em torno de R$ 6 mil e contemplam o poste, estruturas, fios e equipamentos dos pontos danificados. A maior prevenção, porém, vem da conscientização do motorista e na adoção da direção defensiva para evitar acidentes.
“Seguir as leis e regras do trânsito, respeitar os limites de velocidade, atentar à sinalização e não ingerir bebida alcoólica ao dirigir são algumas das orientações dos principais órgãos relacionados ao assunto”, complementa Guilherme Mafra.
E para evitar colisões contra postes, a Neoenergia Elektro destaca importantes dicas no trânsito:
– Mantenha o veículo com a manutenção em boas condições, verificando o estado dos pneus, dos freios, dos faróis e dos retrovisores;
– Não use celular quando estiver dirigindo. Além da infração gravíssima, o motorista poderá colocar em risco a vida dos pedestres e outros motoristas;
– Respeite sempre a sinalização de trânsito e os limites de velocidade das vias, em qualquer dia, local e horário;
– Respeite os pedestres e sempre use cinto de segurança e capacete, para motociclistas;
– Sempre mantenha distância segura do veículo à frente;
– Não dirija sob o efeito do álcool, remédios ou qualquer outra substância tóxica;
– Nunca dirija com sono.