Contaminação dos alimentos traz prejuízos à saúde. Saiba como realizar a correta higienização.
A escolha dos alimentos no dia a dia deve ser realizada observando-se diferentes fatores, não apenas em relação ao seu valor nutritivo. É de extrema importância observar as condições de higiene, tanto na hora de comprar, como no momento de preparo e consumo. Para isso, selecionei algumas recomendações postuladas pelo Ministério da Saúde em um documento publicado. Veja:
- Lave sempre as mãos na hora de cozinhar.
- Lave frutas, legumes e verduras em água corrente e adicione gotas de vinagre ou hipoclorioto de sódio, deixando por uns minutos. Essa forma ajuda a eliminar ou diminuir o desenvolvimento de microrganismos nesses alimentos.
- Escolha alimentos fiscalizados pelo Ministério da Agricultura com a presença do selo de Inspeção Federal (SIF).
- Cozinhe muito bem carnes em geral, sobretudo a de porco, para evitar contaminação.
- Alimentos congelados devem ser muito bem descongelados antes de serem preparados e cozidos.
- Guardar sobras com cuidado. As sobras de alimentos devem ser guardadas em geladeira com temperatura igual ou inferior a 10 graus.
- Não misture alimentos crus com cozidos.
- Evite o uso de tábuas de madeira e colheres de pau. O material melhor é de polietileno e colheres de plástico resistente.
- Cuidado com a contaminação cruzada de utensílios e alimentos preparados associadamente.
Lembre-se: os produtos que necessitam de refrigeração são aqueles que estragam facilmente e não podem ficar armazenados por um longo período de tempo. É importante que a geladeira não tenha excesso de produtos, uma vez que pode afetar sua capacidade de resfriamento e acelerar o processo de deterioração!
FONTE: Informações | TV TEM/*Roberta Lara é nutricionista e colaboradora do canal de nutrição “5 minutos de nutrição”