qui, 16 de janeiro de 2025

Comitê Municipal de Segurança Escolar realiza segunda reunião

52854567843_5a85094b03_c

Apontamentos sobre as ações serão encaminhados ao prefeito Jorge Seba para dar continuidade aos trabalhos

Os membros do Comitê Municipal de Segurança Escolar se reuniram na tarde desta sexta-feira (28/4), no Gabinete da Prefeitura, para discutir sobre o andamento das ações de segurança que estão sendo realizadas no município. A reunião foi conduzida pelo secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Sargento Marcos Moreno, que preside o Comitê.

Desde o dia 18 de abril, foram realizadas visitas com o intuito de analisar os aspectos que possam ser melhorados tanto em escolas municipais como também nas unidades da rede estadual, federal e particular. A visita do Comitê passou por 19 escolas que resultaram em apontamentos que serão encaminhados ao prefeito Jorge Seba.

 

O Comitê

O Comitê Municipal de Segurança Escolar tem como objetivo o monitoramento, prevenção e preservação da integridade física dos alunos e dos profissionais de ensino da rede federal, estadual, municipal e particulares.

O órgão é dividido em duas equipes, a técnica formada pelos Secretários Municipais: de Planejamento e Habitação, Tássia Coleta Nossa; e de Obras e Serviços Urbanos, Salvador Castrequini Neto; além da gestora da Rede Municipal de Educação Infantil, Kelly Cristina Roveda Hebeler; do Dirigente Regional de Ensino, José Aparecido Duran Netto; e do 1º Tenente Lesandro, da Polícia Militar. E a equipe consultiva, formada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Daniel David; presidente do Conseg, Emerson Bortolaia; presidente do Conselho Tutelar, Cristina Pereira, e Cléber Dias, conselheiro tutelar; Adriana Passoni, representando a Unifev; e Letícia Camargo Negrelli da Silva, Delegada de Polícia Assistente Seccional.

 

Escola Mais Segura

Em Votuporanga, a Prefeitura mantém, desde 2021, o programa Escola Mais Segura nas unidades de ensino municipal, que contempla inúmeros dispositivos de segurança. São cerca de mil câmeras de monitoramento espalhadas por todas as escolas e salas de aula, com Central de Monitoramento instalada na sede da Secretaria Municipal da Educação. Em situações de urgência, as unidades escolares também contam com botão do pânico.

O acesso às dependências de todas as escolas também é controlado. Só entram nas unidades, servidores com biometria cadastrada, o que proporciona mais tranquilidade e segurança não só aos pais dos alunos como também às equipes de profissionais.

Os agentes de trânsito da Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança também continuam reforçando a sinalização nos horários de entrada e saída nas escolas, com apoio da Polícia Militar.