TV TEM flagrou estabelecimentos abertos neste sábado (6). Abertura é proibida por decreto municipal; comerciantes podem ser penalizados.
A Prefeitura de São José do Rio Preto/SP abriu um processo de investigação para detectar e penalizar os responsáveis pela abertura do comércio central na manhã deste sábado (6).
Os estabelecimentos não podem abrir as portas aos finais de semana. A proibição está prevista em decreto municipal, que permitiu a retomada consciente da atividade econômica, mas estipulou horários e regras para evitar novos contágios por coronavírus.
Equipes da TV TEM estiveram no Calçadão de Rio Preto neste sábado e flagraram diversos comércios funcionando e consumidores fazendo compras. Outros estabelecimentos, no entanto, respeitaram o decreto e deixaram as portas fechadas.
De acordo com a prefeitura, a equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária foi às ruas. A Guarda Civil Municipal (GCM) está apoiando a ação. As equipes realizam os registros dos estabelecimentos que estão abertos e eles serão penalizados de acordo com o que determina o decreto municipal vigente.
Em nota, a Prefeitura de Rio Preto lamentou o episódio, já que a abertura do comércio em dias e horários não previstos pode ocasionar no aumento dos casos de coronavírus, impactando negativamente o sistema de saúde local.
FONTE: Informações | g1.globo.com