Comerciante cria projeto que oferece terapia e palestras a usuários de drogas: ‘Me faz bem ajudar’

Tiago Domingues, morador de Potirendaba (SP), foi dependente químico por seis anos. Após se livrar das drogas teve a ideia de auxiliar outras pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade.

Um comerciante de Potirendaba (SP) realiza há 8 anos um projeto social que oferece terapia e palestras gratuitas para dependentes químicos. O objetivo da ação é dar melhores condições de vida e estimular outras pessoas a se livrarem dos entorpecentes e do alcoolismo. A última edição do evento foi no domingo (30).

Ao g1, Tiago Narciso Domingues, de 32 anos, contou que teve contato com as drogas aos 15 anos, durante uma festa. Segundo ele, foram seis anos no vício, sendo que os momentos de fragilidade e depressão favoreceram na dependência da droga.

Durante a fase mais crítica do consumo, Tiago lembra que experimentou outros tipos de substâncias. O comerciante só conseguiu vencer o vício aos 21 anos, por meio da fé e com ajuda da igreja como “primeiro passo” para o processo de desintoxicação.

O comerciante ainda conta que familiares também tiveram trágicas experiências com as drogas, o que o fez refletir e mudar os hábitos. “Mesmo após eu sair desse mundo, as drogas continuaram destruindo a vida das pessoas da minha família. Tenho um irmão preso e outro na clínica de reabilitação. Acabei vendo minha mãe sofrer muito por conta disso” , revela Tiago.

Após se reestabelecer, Tiago reconhece que para ter uma rotina livre do vício, é preciso determinação e esforço diário e agradece por cada dia vencido, com apoio da esposa e dos dois filhos.

Foi pensando nisso que ele teve a ideia de desenvolver o projeto que auxilia jovens que passam por situações semelhantes. Além desse trabalho, atualmente ele faz a limpeza de estofados e vende produtos de higienização, para manter a rotina de atividades distante de qualquer situação que possa favorecer uma recaída. “Hoje eu trabalho, sou casado e tenho dois filhos. Amo viver e amo minha família, o que me faz bem é ajudar as pessoas” , diz o comerciante.

Iniciativa

A oitava edição da ação ocorrida no dia 30 de junho no bairro Vila Divinéia em Potirendaba, voltada para jovens e adultos dependentes químicos e em situação de vulnerabilidade, contou com sessão de terapia com psicóloga e cortes de cabelos gratuitos.

O comerciante também faz ações sociais em clínicas de recuperação para dependentes químicos, pelas quais pretende levar força e inspiração para aqueles que buscam um recomeço.

Tiago conta que mesmo sendo uma iniciativa simples, muitos jovens já conseguiram se livrar da dependência química e iniciaram uma nova vida. “Eu acho importante olhar para eles, é uma classe descriminada e que todo mundo acha que não tem transformação” , conta Tiago.

Colaboração

Para implementar o projeto, Tiago teve a ajuda de diversos voluntários, entre eles o barbeiro Vinícius Gomes de Souza, de 23 anos.

Ao g1, Vinícius contou que conhece o comerciante há sete anos e recentemente começou a auxiliar no trabalho. De acordo com ele, a iniciativa traz felicidade e uma realização pessoal em poder dar mais dignidade aos dependentes. “Ele chegou e disse que precisava de uma força para ajudar os jovens da clínica e sugeriu a questão dos cortes eu falei que topava na hora”, conta o barbeiro.

Para conseguir auxiliar o maior número de pessoas, Vinicius buscou ajuda com outros barbeiros e juntos montaram uma equipe. Os interessados em ajudar podem acessar o site para falar com o Tiago. “Nessa última vez que a gente foi na praça Diviniéia a gente fez a alegria. molecada com os cortes”, finaliza Vinicius. *Colaborou sob supervisão de Henrique Souza.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password