qui, 23 de janeiro de 2025

Com quase mil casos de dengue, Rio Preto registra média de 56 novos pacientes por dia

Até esta quinta-feira (16), a cidade contabiliza 903 registros da doença, segundo a Secretaria de Saúde. Aumento dos casos gerou superlotação na rede pública de saúde.

São José do Rio Preto (SP) registra uma média de 56 novos casos de dengue por dia durante o mês de janeiro. Até esta quinta-feira (16), a cidade contabiliza 903 registros da doença, segundo a Secretaria de Saúde.

Ainda conforme a pasta, há 5.802 casos em investigação, somando 6.772 pacientes com sintomas de dengue. O número representa uma média de 423 moradores atendidos por dia nas unidades de saúde da cidade, o que resultou em filas de espera de até oito horas na rede pública.

Pacientes reclamam da demora no atendimento com filas de espera de até oito horas na UPA em Rio Preto (SP) — Foto: Rogério Pedrozo/TV TEM

O prefeito Coronel Fábio (PL) registrou um boletim de ocorrência em denúncia contra o Sindicato dos Médicos por causa da demora no atendimento. Duas profissionais foram afastadas.

Na quarta-feira (15), a prefeitura informou que vai ampliar a assistência médica, com incremento de 59 leitos hospitalares para pacientes com dengue nos hospitais – Santa Casa, Hospital de Base, Hospital da Criança e Maternidade, Hospital Municipal e Hospital João Paulo II/AME.

Também foi ampliado o horário de atendimento da telemedicina, com a contratação de cinco médicos e cinco triagistas para o serviço. Para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), haverá um reforço de três novos médicos e um técnico em radiologia, em uma parceria com a Faceres.

2024 teve número recorde

O último boletim epidemiológico divulgado na cidade contabilizou novos casos confirmados de dezembro de 2024. Com isso, o total de casos registrados no ano passado subiu para 35.049.

Segundo a Secretaria de Saúde, o número é o maior já registrado na história do município.

Ranking nacional

Nos primeiros dias de 2025, São José do Rio Preto e Araçatuba, as maiores cidades do noroeste paulista, lideram o ranking do país de casos prováveis de dengue, segundo o Ministério da Saúde.

São considerados casos prováveis de dengue aqueles confirmados por um ou mais testes laboratoriais, com base no material biológico. Os dados, consultados pela reportagem nesta quinta-feira (15), mostram que Rio Preto tem 4.948 casos prováveis e Araçatuba 1.281 (veja a lista abaixo). Entre as dez cidades com mais casos prováveis, também aparece Votuporanga (SP), com 658.

  1. São José do Rio Preto (SP) – 4.948
  2. Araçatuba (SP) – 1.281
  3. Ribeirão Preto (SP) – 1.168
  4. São José dos Campos (SP) – 930
  5. São Paulo (SP) – 876
  6. Presidente Prudente (SP) – 665
  7. Votuporanga (SP) – 658
  8. Marília (SP) – 648
  9. Brasília (DF) – 630
  10. Londrina (PR) – 628

Compartilhe!