O consumo de sopas e caldos é alternativa para manter o corpo aquecido no frio. Mas a queda na temperatura também tem deixado a produção das receitas mais salgada, já que o preço dos legumes aumentou.
Ao todo, 26 legumes tiveram variação de preço no último mês. Por exemplo, o tomate e o chuchu apresentaram aumento de 20% na Ceagesp de Araçatuba (SP).
“Devido ao período de chuvas e frio que tivemos em maio, acabou estragando um pouco da produção. Gerando falta destes produtos, o preço tende a subir”, explica Luciana Vidovix, gerente de operações da Ceagesp.
Porém, em contrapartida, alguns alimentos tiveram redução no preço e podem ser os substitutos ideais nos caldos e sopas.
Alguns legumes, como a abóbora cabotiá, tiveram redução de 27%. A batata está 15% mais barata e a mandioca, usada para estes tipos de pratos mais quentes, teve queda de 12%.
Segundo a nutricionista Jéssica Campos, esses alimentos são boas alternativas para os dias mais frios.
“Além do carboidrato, que fornece energia, esses alimentos têm vitaminas, minerais e fibras, que oferecem vários benefícios para saúde. Para os dias mais frios, são boas opções para caldos e não perdem o valor nutricional.”