Boa tarde!
Os conflitos nas organizações são sempre questões delicadas que precisam ser administradas pelos gestores de equipe. Embora se tenha o conhecimento de que discutir no ambiente de trabalho pode causar demissão, ainda existem muitos casos de colaboradores que não têm problemas em elevar o tom de voz. O impacto que essas brigas geram na equipe e no ritmo de trabalho é significativo, por isso saber como lidar com elas é fundamental.
Para os gestores que têm dúvidas a respeito de que postura adotar diante de situações conflituosas entre funcionários seguem algumas dicas:
-As discussões são comuns em qualquer ambiente de convívio social e isso inclui o trabalho. Sendo assim, a melhor maneira de evitar conflitos é permitir que haja troca de opiniões entre os membros da equipe. O gestor deve estabelecer uma comunicação saudável com os seus colaboradores e entre eles. Quando as pessoas sentem que sua opinião é ouvida e considerada, tendem a se exaltar menos, mesmo que a ideia não seja acatada.
-A melhor forma de resolver os conflitos nas organizações é chamar os envolvidos para uma reunião em que cada um exponha o seu ponto de vista. O líder deve pontuar para os membros da equipe o que observou da situação e oferecer feedback a respeito da situação. Não se trata de dizer quem está certo ou quem está errado e sim de se colocar no lugar dos envolvidos e oferecer uma solução eficiente.
E mais tente fazer uma reunião com toda a equipe e acompanhe a resolução desse problema de perto!
você como empreendedor, deve sempre prezar pela ordem e pelo profissionalismo dentro de seu estabelecimento, podendo tomar as medidas trabalhistas necessárias consultando um especialista no assunto.
Em último caso, talvez exista a conclusão de que seja melhor demitir os funcionários que se envolveram na confusão!
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Até a próxima!