qui, 16 de janeiro de 2025

Cineclube Itinerante do curso de Letras promove debate em escola pública de Votuporanga 

Cineclube-Itinerante-do-curso-de-Letras-promove-debate-em-escola-publica-de-Votuporanga--3-

Atividade, realizada no CEL, anexo à Escola Estadual Dr. José Manoel Lobo, contou com a exibição do filme Todo Sobre Mi Madre.   

A aluna do curso de Letras de UNIFEV Mariana da Silva Reis participou, durante este semestre, do projeto Cineclube Itinerante. O objetivo da iniciativa é oferecer conhecimento sobre Língua Portuguesa e línguas estrangeiras para alunos de escolas de Votuporanga e região, por meio de discussões sobre cinema e cultura. 

Na oportunidade, a universitária esteve no Centro de Estudo de Línguas (CEL), anexo à Escola Estadual Dr. José Manoel Lobo, em Votuporanga, para a exibição do filme Todo Sobre Mi Madre. 

A estudante, acompanhada da egressa do Centro Universitário de Votuporanga e professora de Espanhol no CEL Natália Moreira Rocha da Silva, trouxe para os participantes uma visão abrangente sobre a temática LGBTQ+, abordada no longa-metragem. “Estar em contato com a turma foi muito dinâmico e enriquecedor. Entre as atividades desenvolvidas, trabalhamos com a criação de contos e discussões sobre o assunto. Além disso, apresentamos dados e pesquisas sobre as várias formas de violência sofridas pela minoria, que complementaram nosso debate”, contou. 

De acordo com a docente da graduação e responsável pela supervisão da universitária, Profa. Ma. Karina de Oliveira, o projeto permite que o graduando aperfeiçoe as suas habilidades dentro da sala de aula, ao mesmo tempo em que aproxima a Instituição da comunidade. 

 “O cinema contribui de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do CEL, porque possui, muitas vezes, uma linguagem mais acessível a diferentes públicos (verbal e não-verbal). Sendo assim, a iniciativa é muito importante, uma vez que aborda temas relevantes para a atualidade, como Ética, Educação Ambiental, Artes, Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais”, explicou.