Mobilização nacional acontece até sexta-feira (30). A prioridade é coletar o DNA de familiares de primeiro grau, como pais, filhos e irmãos biológicos.
O Estado de SP participa nesta semana da mobilização nacional para identificação de pessoas desaparecidas, que começa nesta segunda-feira (26). O objetivo da ação é coletar material genético de familiares de desaparecidos para ajudar a localizá-los por meio do DNA.
A mobilização acontece até sexta-feira (30) e contará com 13 pontos de coleta : dois na capital e os demais no interior. (Confira os pontos no final da reportagem)
Para participar , é necessário apresentar um documento de identidade com foto e o boletim de ocorrência de desaparecimento do familiar. O material genético pode ser recolhido por meio de células da mucosa oral ou a partir de uma gota de sangue do dedo.
A prioridade é coletar o DNA de familiares de primeiro grau, como pais, filhos e irmãos biológicos, sendo recomendado que pelo menos dois familiares participem da coleta.
Os especialistas também solicitam a doação de objetos que possam conter material genético do desaparecido, como escova de dentes.
Além dessa mobilização, a coleta de DNA também ocorre todas às quartas-feiras nos Institutos Médicos Legais (IML) do estado, mediante agendamento pelo site.
Durante a mobilização, a Delegacia da Pessoa Desaparecida também realizará uma busca ativa de casos específicos, entrando em contato com as famílias para incentivar a coleta do material genético.
Confira os Pontos de Coleta
- IML Bauru
- Endereço: Rua Pascoal Luciano, 374 – Centro
- Telefone: (14) 3232-7820
- IML São José do Rio Preto
- Endereço: Rua Dr; Prisciliano Pinto, 1320 – Boa Vista
- Telefone: (17) 3235-5512
- IML Sorocaba
- Endereço: Rua Comendador Abilio Soares, 380 – Jardim Eltonville
- Telefone: (15) 3222-0775