São José do Rio Preto, Araçatuba, Birigui e Penápolis (SP) ampliam a imunização para o público-alvo.
Cidades da região noroeste paulista começam nesta quarta-feira (2) a vacinar contra o coronavírus idosos do grupo de 77 a 79 anos. As doses utilizadas para imunizar o público-alvo serão da Oxford/Astrazeneca.
Em São José do Rio Preto (SP), o atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Recinto de Exposições, onde a Secretaria de Saúde organizou o sistema drive-thru. Já nas Unidades Básicas de Saúde, a vacinação ocorrerá das 8h às 14h.
Araçatuba (SP) também vai imunizar os idosos com mesma faixa etária. Porém, somente aqueles acamados ou com qualquer tipo de dificuldade para locomoção. A imunização será feita a domicílio. Os familiares devem entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) e agendar um horário.
Em Birigui (SP), o público-alvo será vacinado nas 11 UBSs, das 7h às 13h. Também haverá imunização no drive-thru montado na UBS 1 Vila Bandeirantes, das 13h às 18h.
Já em Penápolis (SP), os idosos com 77 a 79 anos serão imunizados no drive-thru, montado na frente do Clube Penapolense, das 8h às 16h. Contudo, os moradores também podem procurar as salas de vacina das Macros I (Eldorado), II (Postão) e III (Santa Terezinha).
Ao todo, o município recebeu 310 doses, quantidade suficiente para vacinar apenas 37% do público-alvo. A Secretaria de Saúde aguarda o envio de um novo lote.
Familiares de idosos acamados ou com dificuldades de locomoção que os impeçam de comparecer a uma unidade de saúde podem procurar uma das salas de vacina de referência para o agendamento da vacinação a domicílio.
Pré-cadastro
O governo estadual orienta para que todos preencham o pré-cadastramento na campanha de vacinação contra a Covid-19 no site “Vacina Já” . A ferramenta ajuda a agilizar o atendimento e a evitar aglomerações.
Vale ressaltar que o cadastro não é um agendamento e não é obrigatório para receber a vacina, mas contribui para melhorar a dinâmica dos serviços.
O pré-cadastro pode ser feito por familiares de idosos ou de qualquer pessoa que participe dos públicos previstos na campanha.
É obrigatório que todos os idosos apresentem documento de identidade, CPF ou Cartão Nacional de Saúde no momento em que forem ser vacinados.
G1