De acordo com Ciiagro/ Inmet, oito municípios da região estão com umidade relativa do ar em estado crítico. A Cetesb diz que a qualidade do ar está muito ruim em São José do Rio Preto e Catanduva
Números divulgados pelo Ciiagro/ Inmet mostram que a umidade relativa do ar está em níveis críticos em oito cidades da região noroeste de São Paulo, nesta terça-feira (3).
As primeiras da lista são Santa Fé do Sul e Votuporanga (SP) com 8%, sendo que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 60%. Em seguida, Jales (SP) com 9%.
São José do Rio Preto, Mirassol e Cardoso (SP) estão com 11%.
Outros municípios como Andradina, Altair (SP) ficaram com apenas 12%.
Alerta vermelho para umidade relativa do ar volta a ser registrado na região
Qualidade do Ar
De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), em Catanduva a qualidade do ar é considerada muito ruim. Em São José do Rio Preto é classificada como ruim.
Recomendações
Diante dessa situação, a recomendação é que pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares, além de crianças e idosos, evitem esforço físico ao ar livre.
Consequências
A má qualidade do ar pode trazer sérias consequências ao organismo humano. Entre elas, o agravamento dos sintomas respiratórios em pessoas com problemas pulmonares. Na população em geral, pode apresentar ardor nos olhos, nariz e garganta, tosse seca e cansaço.
Risco de Incêndios
A Defesa Civil do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), renovou o alerta de risco elevado para incêndios para a região noroeste paulista, até a próxima sexta-feira (6).
Segundo Ciiagro/ Cetesb/ Unesp, Ilha Solteira e Santa Salete (SP) tiveram máxima de 39 graus, nesta terça-feira. Altair, Andradina, Araçatuba, Cardoso, Dirce Reis e Nova Granada registraram 38 graus.