qui, 16 de janeiro de 2025

Cidades do noroeste paulista ampliam a vacinação contra a gripe para pessoas acima de 6 meses

WhatsApp Image 2024-05-05 at 00.07.38

A medida foi tomada com base em uma recomendação do Ministério da Saúde para ampliar a proteção entre os moradores

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto (SP), anunciou nesta quinta-feira (2), a vacinação contra a gripe foi ampliada para toda a população a partir de 6 meses de vida.

A medida foi tomada para beneficiar não só os moradores que fazem parte dos grupos prioritários, mas também diminuir a taxa de absenteísmo. Ainda reduzir os atendimentos ambulatoriais e as internações durante as estações do outono e inverno.

Os imunizantes estão disponíveis nas Unidades básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30. No caso da UBS Jaguaré/João Paulo II o horário é ampliado e vai até 18h30, enquanto na UBS Solo Sagrado o horário é até às 19h.

Para receber a dose é necessário apresentar um documento de identidade. A aplicação é feita por ordem de chegada nos postos de saúde.

Baixa cobertura

A meta da campanha de vacinação é atingir a cobertura vacinal de 90% para o público prioritário. Rio Preto está em aproximadamente 29,83% de cobertura. Sendo que desse total, a maior adesão é entre os idosos, com 32,13%, seguida de gestantes com 26,78%. Entre as crianças 22,76% foram imunizadas. No caso das puérperas, apenas 18,32%.

A Secretaria de Saúde de Araçatuba (SP), também anunciou que vai ampliar a vacinação contra a influenza. A cidade tem uma taxa de cobertura em torno de 21% para o público prioritário como crianças, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos, professores e pessoas COM comorbidades. A partir de agora toda a população pode receber o imunizante em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Em Birigui o município também anunciou que a vacina trivalente, que oferece proteção contra três cepas do vírus contra a influenza A H1N1, H3N2 e Influenza B, está disponível para para todos os moradores.

O imunizante é aplicado em todas as UBSs do município. A maioria das salas funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

Exceto nas UBSs 1 (Vila Bandeirantes), 10 (Colinas), e 11 (Portal da Pérola), que possuem atendimento durante a noite, as salas de vacinação funcionam das 7h30 às 20h.

Toda a população de Votuporanga que ainda não tomou o imunizante contra a gripe, pode receber a dose em todas as Unidades Básicas de Saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira das 7 às 19h.

Este ano a campanha começou no dia 25 de março, de maneira antecipada para permitir que a população possa se proteger.

A vacina evita casos graves da doença e garante mais eficácia durante o período de maior circulação do vírus da gripe. Em Votuporanga a taxa de adesão a vacina para o público prioritário é de 25%.