São José do Rio Preto, Guararapes, Penápolis, Votuporanga e Catanduva (SP) anunciaram que aguardam chegada de um novo carregamento para continuar imunizando o público-alvo.
Cidades da região noroeste paulista anunciaram na tarde desta quarta-feira (3) que suspenderam temporariamente a vacinação contra a Covid-19 para idosos com idade entre 77 a 79 anos. O motivo é a falta de doses para realizar a imunização do público-alvo.
Em São José do Rio Preto (SP), o atendimento feito no Recinto de Exposições, onde um sistema drive-thru foi montado, precisou ser encerrado.
Sobre a situação das Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Secretaria de Saúde informou ao G1 que verificará o estoque para decidir se a imunização continuará nesta quinta-feira (4). Em contrapartida, a aplicação da segunda dose para idosos a partir de 90 anos continua normal.
Em Penápolis (SP), vacinação de idosos com 77 a 79 anos também precisou ser suspensa. Segundo a Secretaria de Saúde, o município recebeu apenas 310 doses, número suficiente para imunizar somente 37% do público-alvo.
No município, a aplicação da vacina em idosos acima de 90 anos continua na tarde desta quarta-feira. Os pacientes devem procurar o drive-thru, que foi montado na frente do Clube Penapolense.
Em Guararapes (SP), não há doses suficientes para continuar vacinando idosos com 77 anos. A imunização dos moradores de 80 a 84 anos também precisou ser encerrada, de acordo com um comunicado feito pela Secretaria de Saúde nas redes sociais.
Em Votuporanga (SP), todas as 440 doses recebidas da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas em idosos com idade entre 77 e 79 anos. Portanto, a imunização precisou ser suspensa.
Segundo a Secretaria de Saúde, o estado de São Paulo enviou quantidade suficiente para vacinar somente 37% do público-alvo.
Em Jales (SP), idosos de 77 a 79 anos, além de profissionais da saúde que receberiam a segunda dose, terão de esperar uma nova remessa chegar para serem imunizados.
Nesta quinta-feira (4), serão aplicadas somente a segunda dose em idosos a partir de 90 anos. O público-alvo deve procurar o drive-thru, que foi montado no salão do CIEVI.
Idosos acamados ou com dificuldade de locomoção serão imunizados a domicílio, mas a família deve procurar uma unidade de saúde para realizar o agendamento.
Já em Catanduva (SP), a mesma situação ocorre. De acordo com a Secretaria de Saúde, a cidade recebeu 580 doses destinadas a idosos com 77 a 79 anos. Todas já foram aplicadas. Ou seja, a imunização do público-alvo foi suspensa.
Todos os municípios aguardam a chegada de uma nova remessa para dar continuidade à campanha de vacinação.
Pré-cadastro
O governo estadual orienta para que todos preencham o pré-cadastramento na campanha de vacinação contra a Covid-19 no site “Vacina Já” . A ferramenta ajuda a agilizar o atendimento e a evitar aglomerações.
Vale ressaltar que o cadastro não é um agendamento e não é obrigatório para receber a vacina, mas contribui para melhorar a dinâmica dos serviços.
O pré-cadastro pode ser feito por familiares de idosos ou de qualquer pessoa que participe dos públicos previstos na campanha.
É obrigatório que todos os idosos apresentem documento de identidade, CPF ou Cartão Nacional de Saúde no momento em que forem ser vacinados.
G1