Região possui 99 mil pessoas que não foram tomar a segunda dose
Na caça por 99 mil pessoas que não foram tomar a segunda dose das vacinas contra a Covid-19 na região de Rio Preto, cidades estão adotando carro de som que transporta vacinas, mutirão nas praças e até mesmo imunização em domicílio. Todas são estratégias para diminuir o alto número de pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal.
Nesta quarta-feira, dia 24, Votuporanga irá colocar uma van para percorrer bairros da cidade, das 17h30 às 20h, com o objetivo de levar a vacina até quem ainda não foi imunizado com uma ou duas doses da vacina. Estratégia que também será adotada na semana que vem em Ibirá, e que já está acontecendo em Palmares Paulista.
“É uma forma de conscientizar a população sobre a importância de se vacinar. A equipe é composta por enfermeiros, o carro de som e uma ambulância que transporta as vacinas. Estamos indo de casa em casa e verificando se a pessoa já tomou uma ou as duas doses das vacinas”, explicou Silene Silva Michelan, enfermeira responsável pela imunização de Palmares Paulista.
Ela conta que, normalmente, o primeiro argumento utilizado por quem não foi tomar é porque se esqueceu ou não tinha tempo para ir no posto de saúde. “Estamos fazendo das 18h às 21h, justamente para pegar o pessoal chegando do trabalho em casa. Esperamos com essa iniciativa aumentar nossa cobertura vacinal”, afirmou Silene.
Em Rio Preto, dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que 33,4 mil pessoas ainda não foram tomar a segunda dose da vacina. Outras 27,4 mil rio-pretenses, aptos para tomar a terceira dose, também ainda não compareceram aos 27 pontos de vacinação.
“Precisamos agora do mesmo entusiasmo que assistimos no início da vacinação. Com o menor número de casos, as pessoas acabam relaxando, mas a pandemia não acabou”, alertou Michela Dias Barcelos, gerente de imunização de Rio Preto.
Ela destaca que nesta semana a pasta deve se reunir para discutir novas estratégias para “caçar” os faltosos. “A maior parte dos nossos faltosos são jovens, entre 12 e 29 anos. Adolescentes, representam aproximadamente 40% das pessoas que não voltaram para completar o esquema vacinal em Rio Preto”, completou Michela.
Em Barretos, a estratégia da prefeitura foi levar o ponto de vacinação para o calçadão, onde uma tenda foi montada para imunizar os moradores. Mirassol está indo até a casa de quem não atende os telefonemas, enquanto Jales optou por prolongar o horário de imunização até as 20h, no estacionamento de uma igreja da cidade. Cajobi estendeu a vacinação aos sábados.
Levantamento da Secretaria Estadual de Saúde aponta que dos 99 mil faltosos para a segunda dose na região de Rio Preto, 16,9 mil estão com doses atrasadas da Coronavac, 22,8 mil de Astrazeneca e 59,1 mil da Pfizer.
“Chegamos a fazer 900 doses em alguns pontos de vacinação da cidade, agora estamos fazendo 200 doses por dia. Recentemente, uma unidade de saúde fez 100 ligações no dia atrás de faltosos, em 30 delas os funcionários conseguiram falar com os faltosos, mas apenas dois foram receber a imunização. As pessoas precisam conferir sua carteirinha de vacinação para avançarmos na campanha”, afirmou Michela. Confira ao lado as datas para segunda dose e a dose de reforço.
Rone Carvalho – diarioweb.com.br