qui, 16 de janeiro de 2025

Cidades da região de Araçatuba recebem novas doses da vacina contra dengue

WhatsApp Image 2024-05-31 at 13.36.04

O anuncio foi feito pelo Ministério da Saúde. As novas doses do imunizante serão distribuídas para a rede publica dos municípios nos próximos dias

Onze cidades da região de Araçatuba(SP) vão receber as doses da vacina contra a dengue. O anuncio foi feito pelo Ministério da Saúde na quarta-feira (29).

Entre os municípios beneficiados estão Araçatuba, Guararapes, Valparaíso, Santo Antônio do Aracanguá, Auriflama, Guzolândia, Bento de Abreu, Nova Lusitânia, Bilac, Rubiácea e Nova Castilho(SP). (Confira a lista abaixo)

A recomendação é que crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos sejam imunizados.

Para evitar os casos graves e hospitalização por conta da doença é recomendado que pessoas que fazem parte do público alvo tomem as duas doses da vacina.

A distribuição faz parte da quinta remessa de imunizantes.

A vacina é recomendada pela Organização Mundial de Saúde(OMS) e fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O imunizante foi comprado no mercado internacional e a produção ainda não é suficiente para atender todas as cidades brasileiras.

Por conta da capacidade de distribuição do laboratório, as vacinas estão sendo disponibilizadas de forma escalonada para a rede pública dos municípios. O governo também tem investido na produção de uma vacina no Brasil, que está em fase final por meio do Instituto Butantan.

Com a nova remessa, as vacinas serão enviadas para 405 cidades brasileiras. No noroeste paulista as doses vão ser destinadas principalmente para a região de Araçatuba.

Veja lista de municípios que vão receber doses da vacina contra dengue:

  • Araçatuba — 2.896
  • Guararapes – 473
  • Valparaíso – 387
  • Santo Antônio do Aracanguá – 141
  • Auriflama – 188
  • Guzolândia – 71
  • Bento de Abreu – 42
  • Nova Luzitânia – 40
  • Bilac – 104
  • Rubiácea – 47
  • Nova Castilho – 18

Vacina

A Qdenga (TAK-003) é um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023.

O Brasil foi o primeiro país no mundo a oferecer a vacina na rede pública. A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.

O imunizante é aplicado em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. De acordo com a Anvisa, a Qdenga é indicada para pessoas de 4 a 60 anos.

O ministério reforça que seja priorizada a faixa etária de 10 a 14 anos, mas poderão ser aplicadas em pessoas de 4 a 59 anos, a critério dos municípios que tiverem doses sobrando. G1