qui, 16 de janeiro de 2025

Cidades brasileiras registram atos em apoio ao governo Bolsonaro 

MANIF

Até por volta de 20h40, todos os 26 estados e o DF tinham registrado manifestações em ao menos 167 cidades. Grupos defendem propostas como as Reformas Ministerial e da Previdência e Pacote Anticrime. 

Ao menos 167 cidades em 26 estados e no Distrito Federal tiveram protestos entre a manhã e à tarde deste domingo (26) em defesa das pautas criadas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e de medidas do governo, como a reforma da Previdência e o pacote Anticrime apresentado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. 

As convocações ganharam força via redes sociais e sem um comando as pessoas se organizaram espontaneamente. Grupos de manifestantes saíram em passeatas e carreatas a partir desta manhã levando bandeiras do Brasil e faixas com frases de apoio a propostas apresentadas pelo governo de Bolsonaro. Até a última atualização desta reportagem, os atos eram pacíficos, não sendo registrado nenhum ato de violência. 

Os protestos também apoiavam a reforma ministerial do governo federal, com redução de 29 para 22 no número de ministérios, que já foi aprovada na Câmara dos Deputados e será votada no Senado Federal. 

Bolsonaro fala em “recado” para quem temia “velha política” 

Neste domingo, por volta de 20h40, 167 cidades em todos os 26 estados e no Distrito Federal tinham tido protestos. Ao participar de culto no Rio de Janeiro ainda durante a manhã deste domingo, o presidente Jair Bolsonaro disse que as manifestações pró-governo são um “recado” aos que “teimam com velhas práticas” e, segundo afirmou, não permitem que o “povo se liberte”. O presidente disse que a manifestação era “espontânea”, tinha pauta definida e respeitou leis e instituições. 

Em Votuporanga 

Marcada para às 14h, na Concha Acústica, área central da cidade, os manifestantes se aglomeraram próximo à um carro de som, onde buscavam abrigo do sol enquanto preparavam cartazes com palavras de ordem em favor ao governo Bolsonaro, pedindo celeridade nas reformas já propostas à Câmara e ao Senado. 

Durante o ato, o Hino Nacional foi cantado e a Bandeira do Brasil exaltada, após alguns discursos sobre os temas da manifestação o evento foi encerrado com os manifestantes fazendo a limpeza do espaço público utilizado.