qui, 16 de janeiro de 2025

Chega a nove o número de mortes por afogamento nas praias de SP no feriado

pg2

Duas pessoas seguem desaparecidas e são procuradas por equipes do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar).

Chegou a nove o número de mortes por afogamento nas praias do litoral de São Paulo durante o feriado prolongado da Independência, que levou milhares de pessoas à região para aproveitar o tempo aberto. Duas pessoas seguem desaparecidas e são procuradas por equipes do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar).

Na manhã desta terça-feira (8), foi localizado em Praia Grande o corpo de um jovem de 17 anos, morador de São Paulo, que havia desaparecido na cidade vizinha, Mongaguá, na segunda-feira. De acordo com informações dos bombeiros, ele estava com a namorada no mar, na Praia do Centro, quando, por volta das 14h, com a água na altura do ombro, entrou em processo de afogamento. A namorada tentou puxá-lo para o raso, mas não conseguiu. A família já fez o reconhecimento do corpo.

Dois jovens, de 18 e 21 anos, seguem sendo procurados pelos bombeiros em Itanhaém. O mais jovem, da Zona Sul de São Paulo, foi visto entrando no mar com um objeto flutuante, parecido com isopor, no domingo (6). Testemunhas afirmaram ao GBMar que não o viram se afogando, mas o jovem não foi encontrado até o momento.

Na mesma tarde, o outro jovem, de 21 anos, entrou no mar para salvar uma mulher que estaria se afogando na Praia da Gaivota e não foi mais visto. Ele veio de Parelheiros/SP e não conhecia o local. Além disso, testemunhas afirmam que o jovem tinha ingerido grande quantidade de bebidas alcoólicas antes de entrar no mar.

As operações de buscas foram retomadas na manhã desta terça-feira nos locais onde as vítimas desapareceram.

Afogamentos

De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo, foram 541 ocorrências contabilizadas de sábado (5) até esta segunda-feira (7), nas cidades de Santos, São Vicente, Guarujá, Bertioga, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Ilha Comprida, Ubatuba, São Sebastião e Caraguatatuba. Equipes da Polícia Militar registraram imagens de alguns dos resgates feitos com o auxílio do helicóptero Águia.

As nove mortes foram registradas nas cidades de Guarujá (3), Mongaguá (4), Bertioga (1) e Ubatuba (1). Em Guarujá, as vítimas eram três homens, de 24, 27 e 60 anos. Dentre eles, um sargento aposentado, que salvou uma garota de 13 anos na Praia da Enseada.

Em Mongaguá, dois homens, ainda não identificados, se afogaram e também não resistiram. Um terceiro banhista, de 22 anos, havia desaparecido e foi localizado por volta das 23h15 de domingo.

Ainda conforme o GBMar, um banhista de 22 anos sofreu parada cardiorrespiratória na Praia do Itaguaré, em Bertioga. Ele foi reanimado pelos bombeiros e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas acabou morrendo na noite de domingo. Em Ubatuba, a vítima fatal foi um jovem de 25 anos, que se afogou na Praia do Félix.

FONTE: Informações | g1.globo.com