O Centro Tecnológico de Reabilitação (CTR) da Santa Casa de Votuporanga é o resultado de planejamento resolutivo e focado, aliado a equipamentos modernos e uma equipe qualificada com expertise em reabilitação cardiorrespiratória, neurofuncional e musculoesquelética.
Pensando em trazer ainda mais resolutividade, o CTR criou o plano de cuidado fisioterapêutico semanal, proposto sob medida às demandas de cada paciente, baseando-se em reavaliações programadas e estipulação de objetivos e metas do início ao final do tratamento.
A coordenadora de Fisioterapia, Fernanda Menezes de Siqueira Santana Alves, explicou como funciona o plano. “Realizamos a avaliação do paciente e fazemos um planejamento de todas as condutas a serem seguidas durante a semana em uma planilha. Se, durante os atendimentos forem identificadas mudanças relacionadas à primeira avaliação, vamos incluindo mais propostas no seu acompanhamento”, afirmou.
O fisioterapeuta Luciano Henrique Cegana, um dos Guardiões do Movimento, explicou os benefícios. “Com o planejamento terapêutico individualizado, profissionais diferentes podem atender o paciente sem que este tenha prejuízo na progressão das atividades, facilitando a prescrição de dispositivos tecnológicos adequados, que somados à periodicidade na assistência, resultam no restabelecimento eficaz do cliente”, disse.
A interação entre tecnologia e reabilitação proporciona tratamentos interativos, envolventes e que realmente motivam o paciente, com resultados mais contundentes. O Centro Tecnológico de Reabilitação completou mais de um mês em funcionamento, garantindo um tratamento mais efetivo e rápido.
A equipe é formada por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, além de enfermeiras que são especialistas em curativos. “O objetivo é a plena recuperação da saúde, da mobilidade, da independência e da qualidade de vida do paciente”, afirmou Fernanda.
Vale ressaltar que atendimento com a equipe integrada evita a fragmentação do tratamento, com protocolo de exercícios desenvolvidos especificamente para cada condicionamento, respeitando as fases da doença e garantindo a segurança do paciente. “Assim, a iniciativa possibilita que o paciente atinja o maior grau de independência física, funcional e autonomia pessoal de acordo com seu grau de acometimento, promovendo assim a retomada das suas atividades diárias”, complementou Luciano.
Parque tecnológico moderno
Além da expertise dos profissionais, os pacientes do programa contam com os mais modernos equipamentos e recursos para reabilitação de forma segura. São eles: Mecanoterapia (bola, halter, caneleira, theraband, step); Suporte avançados para mobilização precoce (mesa ortostática, andador elétrico, ciclo ergômetro passivo de leito, guincho de transferência); Dispositivo portátil com carga e resistência que possibilita mais de 100 exercícios para membros inferiores, superiores e coluna vertebral; Power leg, aparelhos para fortalecimento muscular respiratório e aumento das capacidades pulmonares (power breath, válvula VUP, Ventilador Mecânico não-invasivo, suporte de oxigenoterapia), além de itens de monitoramento.
Como garantir meu atendimento?
Os agendamentos serão realizados no setor comercial da Santa Casa de Votuporanga, pelo telefone (17) 3405-9133 ou pessoalmente no setor.