Maria dos Santos e João Custódio Maciel deixaram o hospital em Rio do Sul. Ambos estavam hospitalizados em áreas diferentes da unidade de saúde e conseguiram se encontrar com ajuda dos funcionários da unidade de saúde.
Maria dos Santos, 62 anos, e João Custódio Maciel, 67, receberam alta hospitalar e estão se recuperando em casa neste sábado (27). Moradores de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, o casal precisou ser internado após contrair a Covid-19. Ambos estavam hospitalizados em áreas diferentes do Hospital Regional Alto Vale, e conseguiram se encontrar após um bilhete escrito pela idosa e levado ao companheiro por uma enfermeira da unidade.
Maciel recebeu alta na terça-feira (23). Já Maria foi para casa ficar na companhia do esposo e dos filhos na tarde de sexta-feira (26). Os dois são casados há 25 anos e, enquanto estavam se recuperando da doença, firam 15 dias sem se ver.
O casal conseguiu voltar a se encontrar após Maria contar para uma das enfermeiras que estava com saudades do companheiro. A funcionária sugeriu, então, que a mulher escrevesse uma mensagem e ficou encarregada de entregar ao destinatário. João se emocionou após ler as palavras.
Os funcionários organizaram uma surpresa para o casal. Eles improvisaram até uma flor com dobradura de papel e marcha nupcial (veja vídeo abaixo).
Fabíola Custódio Maciel, filha do casal agradeceu pela iniciativa no hospital e comentou a relação dos pais. Segundo ela, o reencontro ajudou a dar força para o tratamento.
“A gente ficou muito feliz de saber que eles proporcionaram o encontro deles lá dentro [do hospital]. Afinal, eles nunca ficaram tantos dias sem se ver. Se um não saia o outro também não, sempre juntos e, com certeza, a gente se emocionou bastante. Eles sempre viveram juntos, um pelo outro independente de qualquer coisa”, disse.
Maria foi a primeira a ser internada após o diagnóstico da Covid-19, em 8 de março. Desde então, eles não haviam mais se encontrado. Seis dias depois, João precisou ser hospitalizado por conta da piora do quadro de saúde devido à doença.
Durante a internação do casal, os funcionários afirmam que os dois pacientes sempre preguntavam um pelo outro.
Até a sexta-feira (26), 748.892 pessoas se recuperaram da doença em Santa Catarina. De acordo com o governo do estado, 31.152 seguem em tratamento, 790.362 pessoas foram diagnosticadas com o coronavírus e 10.318 delas morreram por conta da doença.
G1