qua, 15 de janeiro de 2025

Carreta do Hospital de Amor chega nos bairros São Cosme e Pró-Povo

2

Até o momento, mais de 600 mulheres passaram por exames, número que está 30% abaixo da capacidade de atendimento; exames devem ser pré-agendados por mulheres interessadas nas unidades de saúde.

A carreta itinerante do Hospital de Amor de Barretos segue com os atendimentos em Votuporanga. Até o momento, mais de 600 mulheres passaram por exames, número que está 30% abaixo da capacidade de atendimento. Por isso, é importante que as mulheres interessadas nos serviços prestados pela carreta façam os agendamentos nas unidades de saúde.

Estão disponíveis exames de mamografia para mulheres com idade entre 40 e 69 anos e também exames de papanicolau para quem tem de 25 a 64 anos. Na próxima semana, a carreta passará pelas unidades dos bairros São Cosme e Pró-Povo, no entanto, os atendimentos podem ser agendados por mulheres de outros bairros também. A ação no município segue até o final do mês de setembro e tem como objetivo agilizar o tempo de espera pelos exames de mamografia.

Entre os locais por onde a carreta vai passar estão: Consultório Daniele Cristine Lamana, no Parque das Nações; estacionamento da Igreja Santa Joana, no Pozzobon; Consultório Municipal “Dr. Jamilo Elias Zeitune”, no Vila Paes e Câmara Municipal, abrangendo as regiões dos bairros Cecap, Vila América e Paineiras.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria da Saúde: (17) 3405-9787. Lembrando que todos os atendimentos precisam ser pré-agendados nas unidades de saúde.

Casos no município

A carreta do Hospital de Amor, esteve em Votuporanga nos anos de 2021 e 2022, quando foram realizados 3.494 exames preventivos, destes, 30 casos de câncer foram diagnosticados e encaminhados para tratamento.

Importância da mamografia

A mamografia é uma espécie de raio-x realizado em um aparelho chamado mamógrafo, que comprime a mama e gera imagens de alta qualidade capazes de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama. O exame é capaz de detectar nódulos nos seios antes mesmo de eles serem palpáveis. Geralmente, para confirmar o diagnóstico, é preciso realizar uma biópsia, que identifica se o tumor é maligno ou benigno e outras características mais específicas.