Orindiúva e Palestina estão localizadas na região noroeste do Estado de São Paulo, próximas ao rio Grande –importante afluente do rio Paraná, que dá origem à Bacia do rio do Prata, considerado o oitavo maior rio do mundo em extensão (4.880 km) e o maior da América do Sul depois do Amazonas. A importância das duas cidades para o turismo aquático, rural e esportivo é fundamental para o crescimento da economia e desenvolvimento humano.
“Orindiúva e Palestina estão inseridas na Região Metropolitana de São José do Rio Preto, que inclusive criamos e aprovamos durante minha gestão na Presidência da Alesp. São cidades com elevado potencial turístico e que merecem esse título. Todos os anos, milhares de turistas visitam Orindiúva e Palestina para curtir as atrações. Com isso, elas poderão conquistar acesso a recursos voltados para o desenvolvimento turístico”, disse Carlão Pignatari.
A iniciativa do deputado tem apoio da prefeita de Orindiúva, Mireli Cristina Leite Ruvieri Martins, e do prefeito de Palestina, Reinaldo Aparecido da Cunha. No texto das propostas, Carlão destacou as qualidades de Orindiúva e Palestina. O primeiro tem forte influência de imigrantes espanhóis, italianos e japoneses, e atrativos como cachoeiras, rios e museu. Já Palestina conta com cachoeiras e atrativos de turismo rural, náutico, esportivo, além de integrar a Rota Caipira.
“Os dois projetos de lei abrem o nosso quarto mandato aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e estão de acordo com a nossa proposta, de políticas para o desenvolvimento do interior paulista, com geração de emprego e renda para as famílias. O interior de São Paulo é uma região muito rica e merece o destaque à altura do seu potencial. Vamos trabalhar para que mais investimentos sejam feitos no interior, melhorando a qualidade de vida de todos e todas. Esse é o nosso compromisso”, afirmou Carlão Pignatari.
Tramitação
Com a classificação de MIT (Município de Interesse Turístico), Orindiúva e Palestina poderão pleitear a entrada no seleto grupo de 140 cidades que são de interesse turístico para o Estado de São Paulo. Com isso, elas poderão pleitear recursos especiais para o desenvolvimento do setor nas cidades. No entanto, os municípios devem cumprir uma série de exigências previstas em lei. Atualmente, por exemplo, Cardoso, Fernandópolis, Jales, Mira Estrela, Ouroeste, Paulo de Faria, Riolândia Valentim Gentil e Votuporanga têm título de MIT no Estado de São Paulo.