Cardosinho e Liminha: ídolos de 67 são destaques em livro da Votuporanguense

O mês de dezembro está chegando e reserva um grande presente para os torcedores da Votuporanguense. É o livro “Associação Atlética Votuporanguense – A paixão de uma cidade”, obra elaborada pelo Grupo Memorial Votuporanguense, que está em fase final de preparação e traz de maneira fundamentada a história da Associação Atlética Votuporanguense (AAV), depoimentos de atletas da Alvinegra.

No livro, grandes craques da Associação Atlética Votuporanguense terão suas histórias reveladas, como por exemplo os ídolos Cardosinho e Liminha. Ambos habilidosos e, ao mesmo tempo, combativos, destaca um capítulo do livro.

“João Crevelin, o Liminha, chegou a Votuporanga no início de 1967 contratado junto ao Corinthians de Presidente Prudente. Cardosinho (João Landulpho Cardoso) chegou na mesma época, egresso da Prudentina.

Durante toda a extraordinária campanha da Votuporanguense em 1967, formaram uma dupla de meio campistas que se projetou nacionalmente. Em seu último jogo pela Alvinegra (24/11/1967, contra o XV de Novembro de Piracicaba, no Estádio do Pacaembu em São Paulo), havia uma dezena de grandes clubes brasileiros interessados na contratação dos craques Cardosinho e Liminha. A crônica esportiva de São Paulo não poupou elogios à equipe, enaltecendo o padrão de jogo ao mesmo tempo clássico e competitivo, com destaque a Raimundinho, Flávio, Cardosinho e Liminha”.

O livro narra momentos marcantes e que demostram a qualidade dos jogadores, tão queridos pela torcida. João Mendonça Falcão, presidente da Federação Paulista de Futebol na época, colaborou no empréstimo de Liminha e Cardosinho ao Flamengo, apesar dos esforços insistentes do Santos para levá-los para a Vila Belmiro. Em janeiro de 1968, o livro conta que eles chegaram ao clube carioca para realizarem testes e serem preparados para estrearem no Torneio de Campinas.

“Roberto Marão, então dirigente da AAV, era contrário a esse período de teste, mas acabou concordando conforme entrevista concedida ao Jornal dos Sports do Rio de Janeiro. Os craques votuporanguenses jogaram todo o tempo no meio campo titular. Segundo a crônica carioca, mostraram habilidade e elegância pelo entrosamento quando jogaram juntos em Votuporanga, necessitando apenas de aprimoramento físico”.

Cardosinho jogou apenas 33 partidas no Mengão, despedindo-se no dia 1 de abril de 1970. Liminha teve uma carreira de sucesso no Flamengo, sendo o oitavo jogador que mais atuou pelo clube, com 513 jogos disputados, 29 gols anotados e 28 títulos. O livro traz mais detalhes e números das carreiras desses e de outros craques marcantes, que tantas alegrias deram aos torcedores de Votuporanga e do Brasil.

O livro
A impressão é de responsabilidade da Editora Appris de Curitiba/PR, e o livro apresentará aproximadamente 415 páginas, com detalhes e informações sobre a paixão dos votuporanguenses pelo futebol. A editora também produziu a capa, seguindo sugestões dos memorialistas e trará a predominância da cor preta e destaque para o escudo da antiga AAV.
A expectativa de lançamento em Votuporanga segue para em meados do mês de dezembro. O custo do projeto foi bancado por 35% de recursos próprios do Grupo Memorial Votuporanguense e outros 65% de patrocínio de um fundo de investimentos com fim específico. Esta primeira tiragem terá 500 exemplares.

LEG: “Liminha e Cardosinho pareciam feitos um para o outro tamanho o entrosamento que possuíam. Ambos eram habilidosos e, ao mesmo tempo, combativos”, descreve trecho do livro

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password