Com autorização da Justiça, e apoio da PM e da Polícia Ambiental, agentes da Diretoria de Bem-Estar Animal estouraram, na manhã desta quarta-feira, mais um canil clandestino que funcionava em Rio Preto.
Dessa vez, foram encontrados em situação de maus-tratos 66 animais, sendo 60 adultos e seis filhotes da raça Shih Tzu, em uma casa de condomínio, no Parque da Liberdade 2, na Região Leste.
Flagrante aconteceu graças a uma denúncia anônima. Os cachorros estão sendo levados para avaliação de veterinário no Centro de Controle de Zoonoses.
MULTA DE R$ 198 MIL
A Polícia Ambiental informou que os animais foram encontrados vivendo soltos em uma pequena residência e que “o mau cheiro e péssimas condições de higiene, aliados a presença de ectoparasitas e barulho, incomodavam toda a vizinhança”.
Conforme o órgão, “houve várias tentativas de vistoria no local, mas a moradora nunca franqueou a entrada em sua casa, porém após ação judicial, foi expedida ordem para ingresso que culminou com a apreensão”.
A moradora foi autuada em R$ 198 mil por praticar ato de maus-tratos a animais domésticos e responderá em liberdade pelo crime ambiental previsto no artigo 32, da Lei 9605/98.
Os animais foram recolhidos pelo Departamento de Bem-Estar Animal e serão encaminhados para doação após estarem aptos.
Daniele JAMMAL -d Hoje