Pessoas dos grupos prioritários que não puderam se vacinar até o momento, devem procurar os postos de vacinação na próxima semana.
Com o término da campanha de Vacinação contra a Influenza nesta sexta-feira (31/5), a Secretaria Municipal da Saúde de Votuporanga informa que recebeu orientação da Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo para liberação das doses de vacina contra a gripe para toda a população a partir de segunda-feira (3/6).
No entanto, a Secretaria de Estado reforça para que as pessoas dos grupos prioritários que não puderam se vacinar até o momento, que procurem os postos de vacinação na próxima semana, já que as doses serão distribuídas enquanto durarem os estoques disponíveis nos municípios.
Em Votuporanga, até o momento, foram vacinadas 29.337 pessoas, o que representa 68.29% do público-alvo. Foram vacinadas 3.497 (68.70%) crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; 621 (80.75%) gestantes; 214 (169.84%) puérperas; 4.688 (89.30%) trabalhadores da área da saúde (pública e privada); 11.164 (88.12%) idosos; 870 (81.01%) professores (rede pública e privada); e 8.203 (45.62%) doentes crônicos.
As Unidades de Saúde do município permanecem abertas para vacinação, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e também no Horário do Trabalhador. Vale salientar que além da vacinação contra a Gripe, também será realizada a atualização da caderneta de vacinação.
Sintomas
Os sinais e sintomas da gripe H1N1 são parecidos com os da gripe comum, mas podem ser mais graves e costumam incluir algumas complicações, como dificuldade ao respirar, febre alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares, espirros, dor na garganta, fraqueza, coriza e congestão nasal.
Contágio e Prevenção
O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após o contato com superfícies contaminadas por secreções.
Medidas de prevenção à doença devem ser adotadas:
* Tomar os cuidados gerais de higiene pessoal;
* Lavar frequentemente as mãos com água e sabão;
* Fazer uso do álcool gel;
* Utilizar lenços descartáveis para cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
* Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;
* Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em superfícies ou objetos de uso coletivo, como maçanetas, telefones, entre outros;
* Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal.