Bob e Perninha frequentam o comércio de São José do Rio Preto (SP) desde 2017, mas apenas neste ano foram ‘admitidos’ e agora atuam como frentista e na troca de óleo, além de ganharem muito carinho
Dois cães passaram a integrar o quadro de funcionários de um posto de combustíveis de São José do Rio Preto (SP).
A dupla foi adotada pelos funcionários do posto em 2017 e, mesmo presente no comércio há tanto tempo, os cães foram “admitidos” apenas neste ano. Agora, Bob é frentista, enquanto Perninha atua na troca de óleo.
A ideia de “contratá-los” foi de André Matheus, que também atua no posto localizado na avenida Izabel Martins Arroyo. Eles agora carregam um crachá personalizado com o nome e função. “O crachá foi uma ideia minha, porque os clientes não sabiam os nomes deles e todos funcionários do posto têm crachá. Eles fazem parte do posto, então mandei fazer e isso virou uma atração entre os clientes, que tiram fotos”, conta André.
Bob e Perninha são tão dedicados que passam o dia todo no local. Por isso, um cliente do posto contribui com a ração, enquanto os “colegas” do posto distribuem a comida todos os dias. Cada um também tem sua própria casinha.
“A [casinha] do Bob fica na pista, entre a bomba e o caixa. Já a do Perninha fica dentro da troca de óleo. Eles fazem companhia para o guarda da madrugada”, afirma. Cada cão tem uma personalidade, mesmo assim eles ganham atenção de cada pessoa que passa pelo posto.
“Bob, por ser mais velhinho, é o mais ranzinza. Ele não gosta que cliente chegue empurrando o carro, ele late para o pneu, mas o pessoal está acostumado e ninguém briga com ele. O Perninha é mais quieto e os clientes adoram. A relação entre os cachorros com os clientes é legal, nunca tivemos reclamações”, diz André.
“Já a relação com os funcionários é ótima. Todos ajudam e gostam da companhia deles. Os cachorros trazem a felicidade para o grupo. A gente faz vaquinha pra comprar ração quando precisa, levamos para dar banho, compramos bolinhas. Aqui, todos os funcionários ajudam na tarefa de cuidar dos cães.”
Bob e Perninha viraram ‘atração’ entre clientes de posto de combustíveis de Rio Preto (SP) — Foto: André Matheus/Arquivo pessoal
Para André, adotar um cachorro significa ser amparo. No caso de Bob e Perninha, os cães retribuem os cuidados com muito carinho, parceria e alegria.
“Adotar sem dúvidas é gesto que envolve maturidade e responsabilidade para ter os cuidados essenciais. A gente tem que estar disposto a assumir tudo isso antes de levar para dentro de casa. Muitas pessoas não percebem que os pets também têm sentimentos, assim como nós. Adotá-los é um ato de amor.”
*Sob supervisão de Heloísa Casonato-g1