A Polícia Civil vai investigar um caso de maus-tratos, registrado nesta última quarta-feira, (03/05/2023), no bairro Estância São Pedro, em São José do Rio Preto (SP). Um cachorro morreu e outro foi resgatado completamente debilitado e doente.
De acordo com informações do boletim de ocorrência, veterinários da Secretaria do Bem Estar Animal receberam uma denúncia de que uma cachorra da raça Pastor Alemão estava trancada em um barracão e sem forças para latir. Ao entrar no local, os profissionais localizaram a cadela completamente desnutrida, com vários carrapatos e abandonada.
Nos fundos da propriedade as equipes encontraram ainda, perto de uma árvore, outro cachorro acorrentado e já sem vida. Segundo o BO, perto não havia água ou comida e a morte poderia ter ocorrido ainda na manhã de ontem.
Ainda próximo ao animal morto os funcionários encontraram um jaboti em uma área fechada, também sem água ou comida. Ao acionar a Guarda Municipal, uma mulher saiu de dentro de um imóvel questionando o motivo da presença dos profissionais no local.
Após ser informada sobre o fato, a suspeita disse que desconhecia sobre a morte do cachorro e que não tinha comida nem para dar ao filho dela, quanto mais para os cães.
A cachorra foi recolhida e levada para um hospital veterinário da cidade. Já o jaboti foi encaminhado para a Polícia Ambiental, onde passará por avaliação e depois deverá ser devolvido à natureza. O caso foi registrado como maus-tratos e será investigado.
Gazeta do Interior