Campanha segue até 30 de junho; vacina obrigatória para bovinos e bubalinos entre três e oito meses de idade.
A Divisão de Agricultura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico alerta os pecuaristas que está em vigor a Campanha de Vacinação contra a Brucelose em todo o Estado de São Paulo. Após a publicação da Resolução SAA nº 78/24 e das Portarias 33/24 e 34/24, a campanha passa a vigorar durante todo o ano e neste primeiro semestre, as bovinas e bubalinas de três a oito meses, devem ser vacinadas até dia 30 de junho.
De acordo com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), por se tratar de uma vacina viva, passível de infecção para quem a manipula, a vacinação deve ser feita por um médico-veterinário cadastrado que, além de garantir a correta aplicação do imunizante, fornecerá o atestado de vacinação ao produtor.
Diferente das campanhas anteriores, embora a declaração de vacinação pelo proprietário ou responsável pelos animais não seja mais necessária, é dever do médico-veterinário responsável validar a imunização no sistema informatizado de gestão de defesa animal e vegetal (GEDAVE) em um prazo máximo de quatro dias a contar da data da vacinação.
Mais informações sobre a vacinação, inclusive a relação dos veterinários cadastrados, podem ser obtidas na Defesa Agropecuária, que atua na Casa da Agricultura, localizada na Rua Itacolomi, nº 3096 , no bairro Vila Marin ou pelo telefone (17) 3421-3188.