qui, 16 de janeiro de 2025

Brasil cria centro para indústria 4.0 no Fórum Econômico Mundial

epa05112581 (L-R) Andrew R. Sorkin, Columnist, New York Times, Paul Kagame, President of the Republic of Rwanda, Satya Nadella, Chief Executive Officer, Microsoft Corporation, Sheryl Sandberg, Chief Operating Officer, Facebook, Anand Mahindra, Chairman and Managing Director, Mahindra & Mahindra, Zachary Bookman, Chief Executive Officer, OpenGov Inc, attend a panel session on the first day of the 46th Annual Meeting of the World Economic Forum, WEF, in Davos, Switzerland, 20 January 2016. The overarching theme of the meeting, which will take place from 20 to 23 January, is 'Mastering the Fourth Industrial Revolution'.  EPA/JEAN-CHRISTOPHE BOTT

Entidade pretende preparar empresas para nova revolução industrial.

Em parceria com o Fórum Econômico Mundial, organização que reúne líderes e empresários de todo o mundo, o Brasil anuncia hoje (22) a instalação do primeiro centro de estudos e pesquisa voltado para a indústria 4.0. O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, e o governador de São Paulo, João Doria, participarão da solenidade em Davos, na Suíça.

Chamado de C4IR Brasil, o centro entrará em operação ainda no primeiro semestre deste ano. A entidade é uma parceria público-privada entre o Ministério da Economia, o governo do estado de São Paulo e empresas de atuação global.

Segundo o Ministério da Economia, o novo centro terá como objetivo estimular a adoção de novas tecnologias e melhorar a inserção do Brasil nas cadeias globais de valor (onde indústrias de um país produzem ou montam componentes para fabricação em outros países), ampliando a competitividade e a produtividade das empresas brasileiras.

Entre as tecnologias da indústria 4.0, o centro pretende estimular a adoção da internet das coisas (em que objetos se comunicam pela internet) e o uso da inteligência artificial na indústria. O centro procurará levantar os principais desafios econômicos e sociais para a disseminação desses instrumentos, propondo soluções.

A solenidade de lançamento do C4IR Brasil ocorrerá no Centro de Congressos de Davos, onde ocorre a reunião anual do Fórum Econômico Mundial, às 18h no horário local (14h no horário de Brasília). Pela ordem, discursarão no painel Marisol Argueta, chefe da América Latina e membro do Conselho Executivo do Fórum Econômico Mundial; o secretário Carlos da Costa e o governador João Doria.

FONTE: Informações | Agência Brasil