qui, 16 de janeiro de 2025

Bolsonaro passará por cirurgia nesta sexta para retirar cálculo da bexiga, informa Planalto

O presidente Jair Bolsonaro, durante a cerimônia de posse do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux.

Presidente será operado no hospital Albert Einstein, em São Paulo. No começo do mês, ele já tinha afirmado que removeria cálculo ‘maior que um grão de feijão’.

O presidente Jair Bolsonaro passará por uma cirurgia nesta sexta-feira (25) para retirar um cálculo da bexiga. A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

O procedimento será realizado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, pelo urologista Leonardo Borges. A cirurgia está marcada para as 10h30.

Ainda de acordo com o governo, a data para a alta médica será avaliada após o procedimento. Nesta quinta, Bolsonaro já estava hospedado em um hotel em São Paulo no aguardo da internação hospitalar.

No início do mês, o presidente já tinha dito a apoiadores que precisaria retirar um cálculo “maior que um grão de feijão”, sem dar detalhes do tipo ou do agendamento da cirurgia.

“Esse cálculo aqui é de estimação. Eu tenho há mais de cinco anos. Está na bexiga e é maior que um grão de feijão. E resolvi tirá-lo porque deve estar ferindo internamente a bexiga”, disse Bolsonaro em 2 de setembro a uma apoiadora , que perguntou se o presidente estava bebendo mais água.

Esta será, pelo menos, a quinta cirurgia realizada por Bolsonaro desde o atentado à faca em Juiz de Fora/MG durante a campanha eleitoral, em 6 de setembro de 2018.

Além de quatro procedimentos cirúrgicos relacionados à facada – o último, em setembro de 2019 –, o presidente também teria passado por uma vasectomia em fevereiro deste ano. A informação foi divulgada por fontes à época, mas o Palácio do Planalto nunca confirmou a realização da cirurgia.

FONTE: Informações | g1.globo.com