Bolsonaro nomeia militar para cargo de “número 2” do MEC 

Tenente brigadeiro do ar Ricardo Machado Vieira já foi chefe do Estado-Maior da Aeronáutica; atualmente, era assessor especial da presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação 

Ontem (29), o Presidente Jair Bolsonaro nomeou nesta o tenente brigadeiro do ar Ricardo Machado Vieira para o cargo de secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), o segundo na hierarquia da pasta. Vieira já foi chefe do Estado-Maior da Aeronáutica. Em fevereiro, tornou-se assessor especial da presidência do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). 

A nomeação do militar ocorre no momento de forte desgaste do atual ministro da Educação, Ricardo Vélez. O ministro foi chamado para uma reunião com Bolsonaro ainda pela manhã de ontem. O Presidente tem feito críticas públicas à condução do ministério por Vélez. 

O Planalto resiste a entregar o MEC a um político para não endossar críticas de que estaria praticando o “toma lá dá cá” que tanto critica. Mas a falta de opções do núcleo de base governista, que não mantém relação com a área da educação, é um problema quanto à possível substituição de Vélez. 

Bolsonaro falou publicamente que o ministro fica no cargo, mas a expectativa de momento no Planalto é que a troca seja efetivada no retorno da viagem a Israel na próxima semana. 

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password