Recursos vão ser usados na reconstrução de áreas atingidas por temporais em municípios de Minas, Espírito Santo e Rio de Janeiro na última semana.
O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (30), em Belo Horizonte, a liberação de R$ 1 bilhão para reconstrução de áreas atingidas pelas chuvas em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
O presidente chegou à capital mineira no início da tarde e sobrevoou as áreas afetadas pelas fortes chuvas que caíram sobre o estado nos últimos dias. O voo durou cinquenta minutos. Acompanhado do governador Romeu Zema, o presidente viu de cima os estragos nos municípios Contagem, Betim, Belo Horizonte, Ibirité, Sabará e Raposos.
Depois do sobrevoo, ambos seguiram para uma reunião com sete ministros, além de prefeitos das cidades afetadas e o presidente da Caixa Econômica Federal.
Liberação
Para terem acesso ao dinheiro, municípios vão precisar apresentar projetos para reconstrução das áreas afetadas. O ministro do Desenvolvimento Regional, Gistavo Canuto, anunciou que vai fazer uma força-tarefa para analisar os pedidos e liberar o dinheiro o quanto antes.
De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, as chuvas deixaram 55 mortos e mais de 50 mil desalojados ou desabrigados no Estado. Em todo o país, 123 municípios decretaram situação de emergência, 101 deles estão em Minas Gerais.
Em Belo Horizonte, treze pessoas morreram e bairros ficaram destruídos. Nesta quarta-feira (29), o governo federal liberou R$ 7,6 milhões para ajudar na reconstrução da capital mineira.
FONTE: Informações | noticias.r7.com