qua, 23 de abril de 2025

Bolsonaro é intimado na UTI em investigação sobre atos golpistas de 8 de janeiro

Publicação foi realizada no perfil do ex-presidente na rede social X. Bolsonaro fez questionamentos à oficial de justiça

O ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), divulgou, nesta quarta-feira (23/4), um vídeo de 11 minutos com o momento em que ele assina uma intimação do Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro recebeu a visita de uma oficial de justiça na unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital DF Star, onde está internado após ser operado para tratar de uma obstrução intestinal.

A gravação divulgada pelo ex-presidente tem mais de 11 minutos de duração. Durante a intimação, Bolsonaro faz uma série de questionamentos sobre ato dentro de uma unidade de saúde. “A senhora tem ciência que a senhora tá dentro de uma UTI. ?”, perguntou ele.

“O problema que eu tenho não é simulação. Eu levei uma facada há sete ano, tenho problema até hoje. Graças a Deus me salvei novamente. Se demorasse mais um pouquinho, eu teria morrido”, diz ele.

A intimação enviada a Bolsonaro partiu do ministro do STF Alexandre de Moraes, que preside o inquérito sobre as investigações da suposta trama golpista que culminou nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. O ex-presidente foi notificado especificamente da abertura da ação penal na qual figura como um dos réus.

A citação de Bolsonaro, conforme o STF, foi determinada em 11 de abril deste ano. Até o último dia 15, os outros implicados no chamado núcleo 1 já haviam sido notificados. Bolsonaro estava internado no período.

“Em virtude da internação do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi determinado que se aguardasse uma data adequada em que pudesse, normalmente, receber o oficial de Justiça. A divulgação de live realizada pelo ex-presidente na data de ontem (22/4) demonstrou a possibilidade de ser citado e intimado hoje (23/4)”, justificou o STF, por meio de nota.

Mesmo com o fato de Bolsonaro não ter sido intimado antes por causa da internação, aliados do ex-presidente ficaram revoltados com o procedimento em uma UTI.

A Corte entendeu, segundo explicou em nota, que a realização de uma live por Bolsonaro foi um sinal de que ele estaria apto a receber a notificação. “A divulgação de live realizada pelo ex-presidente na data de ontem (terça-feira, 22/4) demonstrou a possibilidade de ser citado e intimado hoje”, afirmou o Supremo.

A live de Bolsonaro foi realizada de dentro da unidade de saúde. Ao receber a oficial de justiça, Bolsonaro afirmou que tem o direito de utilizar as redes sociais para apresentar um projeto de Brasil.

FONTE: Metrópole

Compartilhe!