qui, 16 de janeiro de 2025

Bebê prematuro recebe alta após 78 dias internada em Catanduva

image

Helena nasceu na 27ª semana de gestação da mãe, Milena, que contraiu Covid-19

A bebê Helena Flora de Brito recebeu alta hospitalar na manhã desta quinta-feira, 16, depois de passar 78 dias internada no Hospital Unimed São Domingos, em Catanduva.

Ela nasceu prematura no dia 2 de julho, na 27ª semana de gestação da mãe, Milena de Brito Vilela, que passou por complicações pela Covid-19.

A despedida de Helena foi marcada pela emoção e alegria dos familiares e profissionais que a acompanharam durante este período, com direito a bexigas e corredor de honra.

A comemoração ocorreu no acesso principal da unidade e foi organizada pelos profissionais de saúde junto ao Comitê de Humanização do hospital.

Helena, que nasceu com apenas 38 centímetros e 900 gramas, teve uma boa recuperação e, na alta, alcançou os 46 centímetros e 2.015 quilos. “Depois de algumas intercorrências, inclusive infecciosas em razão de ser um bebê prematuro, Helena pode finalmente ir para casa, em boas condições, seguindo um acompanhamento ambulatorial”, disse o pediatra e intensivista José Marcondes Netto, responsável pela UTI Neonatal e Infantil.

Os pais de Helena moram em Andradina, a 296 quilômetros de Catanduva. O esforço que fizeram para visitar e ficarem próximos a filha foi recompensado. “É um dia muito feliz e que desejamos bastante; a Helena foi muito esperada. Passa um filme na cabeça sobre tudo o que passamos até aqui. Nós duas fomos guerreiras e, hoje, podemos comemorar juntas”, disse Milena. Ela ficou internada no hospital por 40 dias.

O pai, Anderson Vilela dos Santos, é profissional da saúde e atua há 10 anos na área de cuidados intensivos; por isso, entendeu os desafios que mulher e filha tiveram de enfrentar. “Pedimos muito a Deus a volta da nossa filha para os nossos braços. Agradecemos a toda a equipe médica e de enfermagem do hospital”, disse.

Núcleo Digital – diarioweb.com.br