Eleita pela primeira vez para assumir uma cadeira na Câmara Municipal de Votuporanga em 2016, Edinalva Barnabé Alves, a conhecida Missionária Edinalva foi a primeira vereadora votuporanguense da história a atingir a reeleição, isso nas eleições municipais de 2020 quando obteve 651 votos. Mulher de fé, desde o dia de seu egresso à Câmara sempre afirmou ser uma conquista dedicada “ao senhor Jesus”.
“Ter sido a primeira mulher reeleita da história da Câmara de Votuporanga mostrou que estamos avançando na maior representatividade, já que nesta Legislatura, junto com duas outras vereadoras, formamos a Bancada Feminina pela primeira vez com três mulheres”, destaca a parlamentar, ao avaliar o seu trabalho parlamentar até aqui.
No dia a dia do Poder Legislativo, Edinalva desempenha papel atuante. Ela integra a Mesa Diretora da Câmara como a 2ª Secretária. Nesse período de vida pública como representante do povo votuporanguense, a vereadora tem deixado a sua marca e atuado em diferentes áreas sempre, segundo ela, em busca de melhorias e benefícios para a população.
Foram centenas de proposituras apresentadas por ela até aqui, entre as quais moções, indicações, projetos e ofícios que deram voz aos moradores dos mais diferentes bairros e regiões do município. Sempre preservando a família e os valores evangélicos, em agosto do ano passado foi autora de Requerimento de Voto de Congratulação à Comunidade Evangélica, em nome do Presidente do Conselho de Pastores, Pastor Ademar Siqueira de Oliveira pela passagem do Dia do Evangélico. Outra iniciativa da Missionária Edinalva em defesa da família e que é lei em vigor em Votuporanga é a autoria do projeto que instituiu o Dia Municipal de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no mês de maio.
Entre os seus vários posicionamentos, utilizou a tribuna para liderar importantes campanhas de doação de sangue. Durante a crise causada pela Covid-19, foi voz atuante e cobrou medidas para evitar violência contra crianças e mulheres durante a quarentena, incentivando e encorajando que as vítimas denunciassem os casos às autoridades. Ainda na pandemia, a parlamentar interviu pelos mais humildes e pediu a aplicação de uma Tarifa Social de Água para auxiliar os trabalhadores no período de isolamento social e de fechamento das empresas.
Também apresentou reivindicações de tapa-buracos, recursos a deputados federais em Brasília, especialmente para a área da saúde, apresentou anteprojeto para instituição do Programa Jovens Empreendedores na rede municipal de ensino, solicitou que Votuporanga fosse contemplada com um AME Saúde da Mulher.
Junto ao seu partido, o União Brasil, conquistou junto ao deputado defederal Geninho Zuliani em 2022 a liberação de emendas parlamentares importantes para Votuporanga. Por meio da articulação, Edinalva participou da conquista de R$ 1,5 milhão para obras de revitalização da avenida Emílio Arroyo Hernandes, no bairro Pozzobon e R$1 milhão, para a Santa Casa de Votuporanga. “São conquistas importantes, obras de mobilidade urbana, para a saúde do município e à Santa Casa, que presta relevantes serviços a nossa comunidade”, disse.
Para 2024, a Missionária Edinalva promete atuar com a mesma garra para os menos favorecidos e continuar, com a sua sensibilidade feminina, sendo voz atuante em defesa dos valores cristãos e da família. “Tenho certeza que será um grande ano. A população pode contar com o nosso trabalho, com todo o nosso empenho. Tenho certeza que Deus seguirá abençoando a nossa querida Votuporanga”, destaca a vereadora.
LEG: Nesse período de vida pública como representante do povo votuporanguense, Edinalva tem deixado a sua marca e atuado em diferentes áreas