qui, 16 de janeiro de 2025

Balanço da Unidade de Coleta contabiliza mais de 880 bolsas de sangue neste ano

96

Sem necessidade de agendamento, doações são realizadas às terças-feiras, no período da tarde, e às quintas, pela manhã; todo primeiro sábado do mês também é possível doar, mediante agendamento.

A Unidade de Coleta de Sangue da Prefeitura de Votuporanga, implantada no Governo do Prefeito João Dado, vem cumprindo com o objetivo de salvar vidas. No mês de maio, a Unidade fechou o balanço mensal com 201 doadores. Durante o período, foram arrecadadas 175 bolsas de sangue e 12 novos cadastros foram inseridos ao Redome (Registro de Doadores de Medula Óssea). Ao todo, de janeiro até agora, foram contabilizados 1.084 doadores, 887 bolsas e 80 possíveis doadores de medula óssea cadastrados.

A Unidade de Coleta orienta sobre os critérios básicos para aqueles que desejam realizar a doação  de sangue: estar bem de saúde, ter de 16 a 69 anos de idade (menores de idade devem estar acompanhados dos pais), ter mais de 50 kg (no caso dos homens) e 51 kg (mulheres), levar consigo os nomes dos medicamentos que esteja fazendo uso, além destes, outros critérios serão avaliados na triagem clínica.

Vale ressaltar, que neste momento de isolamento social em razão da pandemia do Coronavírus, a população não deve deixar de doar sangue, já que todo o procedimento é feito em ambiente seguro. Medidas de higienização foram intensificadas, além da disponibilização do álcool gel em vários pontos da Unidade e a utilização de máscaras por todas as pessoas que estejam no local.

Uma bolsa de sangue coletada pode beneficiar até quatro pacientes adultos.

Doações

Sem necessidade de agendamento, as doações são realizadas às terças-feiras, das 15h às 18h, e às quintas-feiras, das 8h às 11h. Todo o primeiro sábado do mês, das 8h às 11h, também é possível doar, mediante agendamento. O interessado, portanto, deve comparecer diretamente no próprio local, anexo ao Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na rua Antônio Galera Lopes esquina com a Antônio Serafim de Queiroz, na Zona Norte. Mais informações pelo (17) 3423-2986.

No ato da doação, o doador deve apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional.

A Unidade de Coleta de Sangue da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Votuporanga compõe os serviços do Hemonúcleo de Ribeirão Preto através do Contrato de Gestão do Município com a Santa Casa.

A doação de sangue é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa independente de parentesco com o doador.

Não pode doar

Não é recomendada a doação nos seguintes casos: o candidato que teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; portadores de hanseníase, malária, doença de chagas, HIV, diabetes ou câncer; quem tenha feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses;  quem fez ou faz uso de drogas ilícitas ou mantém relações sexuais de risco; está com febre, gripe ou infecção; ingeriu álcool até três dias antes da doação, entre outros impedimentos.

Recomendações para a doação

Antes de doar é importante: dormir bem por pelo menos 6 horas; evitar jejum e fazer refeições leves e não gordurosas; evitar uso de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; e não fumar uma hora antes.