Em Bady Bassitt/SP, a barreira chegou a causar congestionamento na manhã desta segunda-feira (25), quando ela começou a funcionar.
Duas cidades do noroeste paulista montaram barreiras sanitárias nas entradas do município para evitar o contágio do novo coronavírus: Bady Bassitt/SP, na região de São José do Rio Preto/SP, e Nova Luzitânia/SP, região de Araçatuba/SP.
Em Bady Bassitt, a barreira chegou a causar congestionamento na manhã desta segunda-feira (25), quando ela começou a funcionar. Uma barreira foi instalada no portal de entrada principal da cidade e outra próxima ao trevo de acesso a Potirendaba/SP e Nova Aliança/SP.
As barreiras contam com profissionais da saúde e todos os automóveis são parados pelos agentes. Durante a abordagem, é feita uma higienização no automóvel, além dos passageiros responderem a um questionário.
As barreiras funcionam das 7h às 19h, todos os dias, inclusive finais de semana e feriados.
“A barreira vem para ajudar e faz parte de um processo de conscientização e orientação. O viajante não será proibido de entrar na cidade, será feito perguntas, checado a saúde dele e se apresentar alterações será enviado para a unidade de saúde”, afirma Isaac Machado, diretor clínico da Saúde na cidade.
A cidade está com 26 casos confirmados e 4 mortes.
Sem casos
Nova Luzitânia é uma cidade da região de Araçatuba que ainda não tem nenhum caso confirmado e nem suspeito de Covid-19.
Durante a ação da barreira sanitária, uma equipe da Vigilância Epidemiológica mede a temperatura nas três entradas da cidade, passando instruções, perguntando se a pessoa tem algum sintoma da doença.
Antes de entrar na cidade, os veículos são higienizados com uma mistura de água com água sanitária. A barreira funciona de maneira móvel porque fica em horários estratégicos nas entradas da cidade de maior fluxo.
A ação é feita de segunda a sexta das 5h às 11h e das 16h às 18h. Já de sábado das 5h às 11h.