O avião trouxe médicos de São Paulo até São José do Rio Preto (SP) para a captação de um pulmão. Em seguida, eles retornaram levando o órgão nesta sexta-feira (28).
Um avião particular do Frigorífico Estrela, do Vadão Gomes, de Estrela d’Oeste (SP) realizou um voo gratuito para auxiliar no transporte de um pulmão captado para transplante no fim da manhã de sexta-feira (28).
O avião trouxe médicos de São Paulo até São José do Rio Preto (SP) para realizar a captação de um pulmão em um hospital particular da cidade. Foram quatro horas de cirurgia até retirada do órgão.
A aeronave saiu da capital às 11h30 e chegou em Rio Preto às 12h15. Em seguida, por volta das 18h, o órgão foi levado para o receptor na capital paulista. Após a retirada, o pulmão pode ficar até 6 horas na caixa para transporte.
Até a publicação desta reportagem, o paciente tinha sido preparado e o transplante seria iniciado no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da USP – (Incor).
A ação faz parte de um programa do governo estadual chamado “TransplanAR Aviação Solidária”, que foi lançado em setembro de 2024, com o objetivo de agilizar e baratear os custos de transporte de órgãos para transplante. G1