Além de prepararem um bolo delicioso, as crianças do 5º ano tiveram a oportunidade de aprender sobre como a matemática influencia em ações do dia a dia, até mesmo na cozinha.
A ideia nasceu enquanto a professora de matemática, Lilian Rangel Chaves, preparava as aulas para os alunos do 5º ano, quando se deparou com a ilustração de uma garotinha preparando um bolo em uma postila educacional e ao lado da imagem o texto da receita. A professora conta que ao explicar sobre a pretensão do projeto recebeu total apoio da diretora da escola, Rosangela Soldati Giole.
“O principal objetivo desse projeto é ensinar Unidades de Medida e Fração utilizando de metodologias de aprendizagem que possibilitam aos alunos terem autonomia e construírem seu próprio conhecimento através de aulas práticas e dinâmicas das quais vão instigar a curiosidade, estimular a descoberta e facilitar a compreensão do conteúdo”, conta a Professora de Educação Básica – PEB I, Lilian Rangel.
Cerca de 23 alunos, entre 9 e 11 anos, participaram da preparação do bolo. Após assado, o bolo foi cortado em vários pedaços, resgatando novamente o conceito de fração, em seguida os alunos comeram o bolo acompanhado por suco natural de laranja.
“São aulas desse tipo que atraem os alunos e despertam neles a curiosidade para a disciplina. Nossos professores tem se dedicado muito para proporcionar experiências diferenciadas como esta para tornar as aulas cada vez mais atrativas”, disse o Secretário da Educação, Marcelo Batista.