qui, 16 de janeiro de 2025

AstraZeneca encerra produção e distribuição de vacina contra a Covid

2

A AstraZeneca anunciou que interrompeu a produção da vacina contra a Covid-19. Segundo a farmacêutica, a decisão foi tomada devido ao grande número de vacinas disponíveis no mercado, levando a uma redução na demanda pela vacina da companhia.

Em nota à imprensa, a empresa destacou que vários imunizantes foram desenvolvidos para combater as variantes da Covid-19, o que gerou um excesso de doses atualizadas. Esse excesso fez com que a procura pela vacina da AstraZeneca diminuísse, levando à decisão de parar a fabricação e a distribuição. A companhia afirmou que trabalhará com órgãos reguladores e parceiros para gerenciar essa transição.

Apesar da interrupção, a AstraZeneca ressaltou o impacto positivo de sua vacina durante a pandemia. “De acordo com estimativas independentes, mais de 6,5 milhões de vidas foram salvas só no primeiro ano de utilização, e mais de três bilhões de doses foram distribuídas”, disse a farmacêutica, destacando o reconhecimento global por seu papel crucial no combate à Covid-19.

A decisão de interromper a produção veio logo após fake news sobre efeitos colaterais raros associados à vacina. A mentira gerou preocupação, levando o Ministério da Saúde brasileiro a divulgar um comunicado sobre a segurança do imunizante. O órgão explicou que a taxa de eventos adversos é extremamente baixa, com menos de um caso por 10 mil doses, sendo o caso mais raro chamado de Síndrome de Trombose com Trombocitopenia. Apesar disso, o risco de tromboembolismo em pacientes com Covid-19 é maior do que em pessoas vacinadas.