qui, 16 de janeiro de 2025

Arcebispo assume Diocese de Rio Preto e pede orações por Dom Tomé

image (3)

Moacir Silva assume, interinamente, a administração da diocese de Rio Preto após a renúncia do bispo Dom Tomé

O acerbispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, assumiu nesta quarta-feira, 18, a administração interina da diocese de Rio Preto. Ele assume a função após a renuncia do bispo Dom Tomé Ferreira da Silva, que decidiu deixar o cargo após vazamento de um vídeo íntimo.

À Rádio Interativa FM, de proprierdade da Igreja, Moacir falou sobre a renúncia de dom Tomé e de sua nomeação como administrador da diocese. “A partir de hoje, Dom Tomé se torna o bispo emérito de Rio Preto e eu, até a chegada do novo bispo, estarei à frente desta arquidiocese. Um grande abraço a todos. Peço oração por Dom Tomé e também por mim”, disse o arcebispo para a emissora católica.

O título de bispo-emérito é concedido a um bispo diocesano após sua  renúncia ser aceita pelo Vaticano. Geralmente, o titulo é concedido a bispos que atingiram os 75 anos, idade mínima para aposentadoria, mas também pode ser dado a bispos após renúncia de cargo. Dom Tomé continua com poder de fazer as celebrações eucarísticas, mas não pode mais ser designado para coordenador uma diocese, exceto em situações exepcionais.

Em seu perfil no instagram, Dom Tomé postou em em um storie a imagem de uma grande cruz e, no feed, a fotografia de um lugar na zona rural. Não há informações divulgadas pelo cúria diocesana sobre a sua localização.

Marco Antonio dos Santos – diarioweb.com.br