ter, 01 de abril de 2025

Aposentado de 67 anos é aprovado em 1º lugar no “Enem dos concursos”

Aos 67 anos, o aposentado Ricardo Cunha, ex-funcionário da Eletrobras, foi aprovado em primeiro lugar no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) para analista de comércio exterior. Agora, ele retornará ao mercado de trabalho após 12 anos de aposentadoria em um cargo que oferece salário de R$ 20.924,80 e possibilidade de atuação por sete anos e até a aposentadoria compulsória.

À Folha, Ricardo disse que a decisão de voltar a trabalhar partiu da necessidade de complementar a renda, mas também do receio de enfrentar o etarismo no setor privado. “Para quem passou dos 60 anos, é complicado [ser contratado], independentemente da formação ou da experiência”, afirmou.

O ex-funcionário público chegou a duvidar de sua capacidade: “Nos concursos, tinha uma concorrência grande, uma garotada muito estudiosa. Pensei em desistir”.

A trajetória de preparação começou em 2018 com vídeos no YouTube e, em 2020, evoluiu para um curso preparatório pago. Após tentativas frustradas em outros certames, a aprovação no CNU veio como recompensa pelo esforço persistente. “A alegria de ter passado é algo que gostaria de ter dividido com meus pais”, comemorou Ricardo.

Compartilhe!