Após Votuporanga, no interior de São Paulo, confirmar quatro casos de dengue do sorotipo 3, a prefeitura anunciou que vai intensificar as ações de combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Há mais de 15 que a variante do vírus não causa epidemias no país.
Conforme a chefe da Divisão de Vigilância Ambiental, Samara Del Pino Fernandes, os agentes percorreram os bairros São João e o bairro Unidade do Colinas, na Zona Sul e Zona Norte da cidade. As ações também ocorrem nos dias 9 e 16 de dezembro. Por isso, a equipe da Prefeitura pede que os moradores atendam as equipes para vistoriar os imóveis, orientar a população e recolher os criadouros do mosquito.
O enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti é uma tarefa contínua e coletiva. As principais medidas de prevenção são:
- Deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente;
- Retirar dos quintais objetos que acumulem água;
- Cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto;
- Eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja mais bem ajustado ao vaso;
- Descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura.
Casos confirmados
Conforme a Prefeitura de Votuporanga, são sete casos suspeitos da dengue sorotipo 3 e quatro confirmados pelo Instituto Adolfo Lutz, todos em mulheres, entre elas uma criança de 5 anos.
O primeiro caso foi detectado em uma mulher, de 34 anos, no dia 1º de novembro, que chamou a atenção por causa da intensidade dos sintomas clássicos da doença, como febre, vômito, dor e manchas vermelhos pelo corpo, além do sangramento pela urina e pelo nariz.
Os outros três casos foram confirmados no dia 17 de novembro. Todos os diagnósticos foram identificados em um bairro na região sul da cidade e as pacientes passam bem.
Os casos confirmados em Votuporanga estão em investigação pela Vigilância Epidemiológica Municipal.
A Secretaria da Saúde de Votuporanga vai seguir com a coleta de amostras em outras regiões da cidade e enviar para análise laboratorial para detectar se o vírus do sorotipo 3 circula em mais locais ou se foi uma situação isolada. G1