Local conta com mesas, balanços e uma paisagem de tirar o fôlego dos visitantes
São pouco mais de quatro quilômetros em uma estrada de terra que leva ao novo ponto turístico de Fernandópolis (SP): um antigo lixão que foi transformado no Mirante do Paredão.
Segundo Elise Baroni Ramos, assessora de Meio Ambiente da Prefeitura de Fernandópolis, para executar a obra foi necessário abrir um processo junto à Cetesb. “Foi um processo longo de alguns anos e a gente obteve autorização para usar este local que chama encerramento.”
O local, que antes era ponto de descarte irregular de lixo, agora conta com mesas, balanços e uma paisagem de tirar o fôlego dos visitantes. “Dá para ver a natureza, a criação de Deus. A criação é a melhor coisa que tem na vida e eu gostei bastante. É bonito aqui”, afirma Jonatan dos Santos.
“Era um local bem feio, de descarte, cheirava mal, nada comparado com o que foi feito aqui, hoje está fantástico o local, dá pra trazer a família”, diz Rodney Gimenez. Elizete Ferreira Dalbem nasceu em Fernandópolis e conhece o local desde criança. Para ela, é especial ver toda a transformação.
“Estou encantada. Está bem bonito, bem diferente do que era antes. Para quem é ‘filha’ de Fernandópolis, é fantástico.”
O Mirante do Paredão
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/V/4/gkTyfZQBSYGHMz8cxU4g/mirante3.jpg)
O Mirante do Paredão tem este nome porque fica acima de uma grande estrutura localizada às margens da linha férrea.
O paredão conta com 20 metros de altura por 700 de comprimento, com a função de barreira de contenção, pois possui drenos para escoamento de água e evitar possíveis deslocamentos de pedras.
Para chegar ao local, os visitantes precisam acessar a estrada de terra, após a rotatória de uma universidade, e seguir sentido Fernandópolis por cerca de 4,5 quilômetros. O trecho possui placas de localização. G1